REDUC - SIPAT

Imprimir Por Administrador 04/01/2011

Reduc

REDUC – Refinaria Duque de Caxias

www.reduc.com.br
Rodovia Washington Luiz, km 113,7
Campos Elíseos - Duque de Caxias – RJ CEP: 25225-010

SIPAT 2006
De 19 a 23 de Junho de 2006.

O CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas tem como filosofia básica os diversos aspectos que norteiam a vida natural, notadamente à área não convencional da terapêutica, porém deixando claro que todas as terapias têm validade nos respectivos campos de atuação. Por outro lado, qualquer terapia possui virtudes e limitações terapêuticas.

Temos uma história de profundas lutas e conquistas na divulgação e implementação das Terapias Holísticas no Estado do Rio de Janeiro. Além da clientela das classes ‘A’ e ‘B’, para as quais este universo não é novo e nas empresas onde prestamos atendimento em SIPAT’S, Programas de Produtividade, campanhas para melhora da qualidade de vida, etc., muito nos orgulha o grande pioneirismo com que nos empenhamos num caminho de levar para a população as alternativas para que vivam mais e melhor.

ReducOs equipamentos utilizados na montagem dos estandes foram:

1 - 03 Macas Portáteis para Massoterapia;
2 - 03 Macas para Acupuntura;
3 - 03 Cadeiras de Quick Massage;
4 - 03 Cadeiras de Estética Facial.


OBSERVAÇÃO:
Nossa Equipe foi formada, DIARIAMENTE, por:
02 Supervisores;
07 Massoterapeutas (sendo 05 Terapeutas Oficiais e 02 Reservas);
04 Acupunturistas (sendo 03 Oficiais e 01 Reserva);
04 Esteticistas (sendo 03 Oficiais e 01 Reserva).

TOTAL: EQUIPE DE 17 PROFISSIONAIS

ESTATÍSTICAS SOBRE A SIPAT 2006

RELATÓRIO DE ATENDIMENTOS - SIPAT 2006

De 19 a 23 de JUNHO 2006

TERAPIAS / DIAS

19/06

20/06

21/06

22/06

23/06

Acupuntura

17

22

19

17

21

Massoterapia

26

35

41

24

43

Quick Massage

24

39

38

23

68 *

Estética facial

26

30

46

29

59

TOTAL

93

126

144

93

191

TOTAL GERAL:
647 atendimentos realizados

* Atendimentos realizados na ADMINISTRAÇÃO= 30 + Atendimentos normais= 38 TOTAL: 68


Durante a SIPAT 2006 tivemos a oportunidade de atender pessoas que sofrem dos seguintes problemas:

QUEIXAS PRINCIPAIS
As porcentagens aqui demonstradas tem como base os 647 Atendimentos realizados no total dos 05 dias de SIPAT.

DOR NA REGIÃO CERVICAL

DOR NA REGIÃO LOMBAR

DOR DE CABEÇA

ESTRESSE

LER/DORT DOR NO PUNHO

LER/DORT DOR NOS OMBROS

DOR NAS PERNAS

DOR NOS PÉS

220 casos
34%

315 casos
49%

125 casos
19%

550 casos
85%

120 casos
18%

200 casos
31%

255 casos
39%

320 casos
49%

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu, Quiroprática e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu, Quiroprática e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu, Quiroprática e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu, Reiki e Massoterapia

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Acupuntura, Shiatsu e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Shiatsu e Massoterapia.

TERAPIAS UTILIZADAS
Shiatsu, Massoterapia e Reflexologia.

ASPECTO GERAL DE TODAS AS TERAPIAS UTILIZADAS
Antes do início das massagens, as pessoas declaravam que estavam com um índice ALTO das Queixas Principais assinaladas.
Após as Massagens, as pessoas declaravam que estavam com um índice BAIXO das Queixas Principais assinaladas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O QUE É DOR CERVICAL?
A coluna cervical é uma estrutura complexa e maravilhosa. Ela é capaz de suportar uma cabeça que pesa quase 7 quilos ao mesmo tempo em que pode movê-la em diversas direções. Nenhuma outra região da coluna possui tal liberdade de movimentos. Entretanto, essa combinação de complexidade e mobilidade torna o pescoço suscetível a danos e dor.

Essa estrutura complexa inclui 7 pequenas vértebras, discos intervertebrais para amortecer choques, articulações, a medula espinhal, 8 raízes, elementos vasculares, 32 músculos e ligamentos.

As raízes se originam na medula espinhal como ramos de árvores através do forâmen na vértebra. Cada raiz transmite sinais (impulsos nervosos) tanto do cérebro quanto para o cérebro, ombros, braços e tórax. Um sistema vascular de quatro artérias e veias se estendem pelo pescoço, permitindo a circulação sangüínea entre o cérebro e o coração. Articulações, músculos e ligamentos facilitam o movimento e servem para estabilizar a estrutura.

A mobilidade do pescoço é incomparável. Ele é capaz de mover a cabeça em muitas direções: 90 graus de flexão (movimento para frente), 90 graus de extensão (movimento para trás), 180 graus de rotação (de lado a lado) e quase 120 graus de inclinação para cada ombro.

As causas de dor no pescoço são muito variadas e extensas. Veja a seguir alguns exemplos:

Lesões e Acidentes: A lesão do tipo “chicotada” é uma lesão comum em acidentes de carro. Ela é normalmente designada como uma lesão de hiper extensão e/ou hiper flexão, porque a cabeça move-se de modo forçado para trás e/ou para frente rapidamente além do alcance normal do movimento do pescoço. O movimento não natural e forçado afeta os músculos e ligamentos do pescoço. Os músculos reagem apertando e contraindo, criando fatiga muscular que resulta em dor e rigidez.

Envelhecimento: Desordens degenerativas tais como osteoartrite, estenose espinhal e doenças degenerativas de disco são conhecidas por afetarem a coluna. A osteoartrite é uma desordem comum da articulação que causa deterioração progressiva da cartilagem. O corpo reage formando um novo osso denominado de osteófito (esporão), que causam um impacto no movimento da articulação. A estenose espinhal causa estreitamento do forâmen, pequena passagem neural, com compressão e pinçamento das raízes. A estenose pode causar dor e adormecimento no pescoço, ombros e braços quando essas raízes ficam impossibilitados de funcionar normalmente. A Doença Degenerativa de Disco (DDD) pode causar a perda de hidratação dos discos intervertebrais, resultando em menor elasticidade e altura do disco. Com o tempo, um disco pode criar uma protuberância ou hérnia, causando amortecimento, formigamento e dor na extremidade superior.

Cotidiano: Má postura, obesidade e fraqueza dos músculos abdominais alteram o equilíbrio da coluna, geralmente causando inclinação do pescoço para frente para compensar isso. Stress e tensão emocional podem causar compressão e contração muscular, resultando em dor e rigidez.

Outros Processos de Transtornos: Embora a dor no pescoço seja normalmente causada por esforço, uma dor prolongada e/ou déficit neurológico podem ser uma indicação de algo mais sério. Esses sintomas não devem ser ignorados. Pode ocorrer infecção da coluna, compressão da medula espinhal, tumor, fratura e outros transtornos. No caso de alguém sofrer ferimentos na cabeça, é provável que mais do que apenas o pescoço tenha sido afetado. É aconselhável procurar ajuda médica imediatamente.


O QUE É DOR NA REGIÃO LOMBAR

Tipos de dor:

A origem da dor pode ser de origem neuropática ou nociceptiva. Isso é importante, pois diferentes tipos de tratamento funcionam melhor para cada tipo de dor.

A dor neuropática é causada por dano ao tecido nervoso e é freqüentemente sentida como que "queimando" ou "alfinetando". Um exemplo de dor neuropática é o "nervo pinçado".

Já a dor nociceptiva é causada por dano ou doença fora do sistema nervoso. É comum apresentar-se como uma dor média e contínua ou pressão, ao invés da aguda, típica da dor neuropática. Um exemplo de dor nociceptiva é aquela relacionada à artrite.

Algumas pessoas podem sofrer de dor mista, uma combinação de dor neuropática e nociceptiva.

Dor nas Costas:

A dor crônica nas costas é comumente descrita como profunda, incômoda, maçante ou ardente, em uma área das costas ou descendo em direção às pernas. O paciente poderá apresentar dormência, comichão, ardência ou sensação de alfinetadas nas pernas. Atividades diárias regulares podem tornar-se difíceis ou impossíveis para um paciente com dor crônica nas costas. Além disso, podem encontrar dificuldades ou impossibilidade em trabalhar, mesmo quando isto não envolve esforço manual. Dores crônicas nas costas tendem a durar muito, não sendo aliviada por tipos de manejo médico normal. Ela pode resultar de uma lesão prévia e curada há tempos ou pode ter uma causa atual, tal como um nervo danificado ou artrite.

A dor aguda nas costas geralmente é descrita como uma dor muito afiada ou maçante, geralmente sentida profundamente na parte inferior das costas, podendo ser mais severa em uma área, tal como no lado direito, no lado esquerdo, no centro, ou na parte mais inferior das costas. A dor aguda pode ser intermitente, mas é geralmente constante, somente variando na severidade.

Às vezes, a dor aguda nas costas pode ser causada por ferimento ou por trauma, mas freqüentemente não tem nenhuma causa conhecida. Os pacientes com dor aguda nas costas, mesmo quando é severa, melhoram ou se recuperam completamente dentro de seis a oito semanas.

Aproximadamente a metade de todos os pacientes tem a dor aguda causada pelo trauma. Uma contusão, um músculo rasgado ou uma articulação esticada resultando de uma lesão nas costas pode causar a dor aguda. Os pacientes com algumas destas circunstâncias exibem tipicamente a dor, os espasmos musculares, e atividades funcionais diminuídas. O tratamento é em curto prazo e geralmente bem sucedido. Com fisioterapia, Tratamento acompanhado e práticas preventivas, estes pacientes retornam tipicamente à funcionalidade plena em algumas semanas. Ocasionalmente, estes pacientes lesionam-se de novo e têm que retornar para um tratamento de curto prazo. Pacientes com a dor aguda que ocorre mais de três vezes em um ano ou quem sofre episódios mais duradouros de dor nas costas que interferem significativamente com as atividades funcionais (por exemplo, dormir, sentar-se, ficar em pé, andar, se dobrar, entrar ou dirigir um carro) tendem a desenvolver uma condição crônica.

A dor nas costas mecânica é uma forma da dor aguda, agravada pelo movimento e piorada por tosse. Este tipo de dor é aliviado, geralmente, com descanso. A dor nas costas mecânica é típica de um disco com hérnia ou a fratura de stress. Para pacientes com esta circunstância, os movimentos para diante da coluna geralmente causam dor. Além disso, a postura, tossir, espirrar, e movimento podem influenciar toda a dor vinda da coluna.

Quando a dor nas costas aguda é severa e desce para ambas as pernas, poderia ser causada pela doença de disco lombar - causa mais comum da verdadeira ciática, outra forma de dor aguda.


ORIENTAÇÕES POSTURAIS PARA QUEM TRABALHA SENTADO:

  • Não sentar torto;
  • Deixar os materiais necessários ao seu redor;
  • Procurar não torcer(rodar) o tronco ou virar muito o pescoço;
  • Fazer pausa a cada hora de trabalho de pelo menos 5 minutos;
  • Alongamentos e relaxamentos

NA HORA DE DORMIR:

  • Sempre de lados ou de barriga para cima, evitar dormir de bruços.

NA PIA OU NO TANQUE:

  • Colocar uma caixinha para apoiar uma das pernas sobre ela.

PARA APANHAR OBJETOS:

  • Para levantar cargas pesadas do chão, separe as pernas, dobre os joelhos, segure o objeto o mais perto possível do corpo e depois levante. Antes de pegar um objeto pesado respire fundo e prenda a respiração.

SAPATOS:

  • Evite sapatos com saltos acima de 1 a 2 cm e também os pontudos.

EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR AS DORES LOMBARES:

Deitar de costas, dobrar as pernas e apoiar os pés no chão. Puxar o ar pelo nariz enchendo a barriga e soltar pela boca.

Deitar de costas, com as mãos apoiadas no chão ao lado do corpo. Dobrar as pernas e trazê-las para junto do corpo e depois voltar para a posição inicial, lembrando sempre que durante o exercício deve respirar.

Deitar de costas com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Apoiar as mãos sobre os joelhos. Puxar ar pelo nariz e levantar a cabeça e os ombros, deslizando as mãos sobre os joelhos. Voltar as mãos sobre os joelhos. Soltar o ar descendo o corpo.

Deitar de costas com os joelhos dobrados e pés apoiados no chão. Apoiar a mão direita no joelho esquerdo. Puxar o ar pelo nariz e levantar o corpo nesta direção. Soltar o ar.

FONTE: http://www.vertebrata.com.br

É uma técnica indolor, não sangra e as agulhas são descartáveis, observando os critérios de biosegurança da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.

Reduc

FOLDER INFORMATIVO DA SIPAT 2006 – Frente.

Reduc

FOLDER INFORMATIVO DA SIPAT 2006. – Verso.

Reduc

Profº RODOLFO CORREA LIMA.

Reduc

Comemoração do aniversário de uma de nossas Terapeutas Corporais e Esteticista CLOTILDE DE ALMEIDA.

Reduc

Nossos estandes foram um dos mais procurados pelas pessoas que participaram da SIPAT 2006.

Reduc

Nossos estandes foram um dos mais procurados pelas pessoas que participaram da SIPAT 2006.

ESTANDE DE TERAPIAS CORPORAIS

Promovemos, na prática, as muitas terapias holísticas, distribuídas entre macas e cadeiras de QUICK MASSAGE, montadas em estandes apropriados, desenvolvidas por Terapeutas Corporais devidamente Qualificados, conforme especificadas abaixo:

SHIATSU:
Shi=dedo, atsu=pressão. Significa em japonês, pressão dos dedos. É uma arte tradicional japonesa que se vale do estímulo da pressão do toque para harmonizar o fluxo de energia do nosso organismo. Nessa técnica utilizamos as mãos, os pés e os dedos para exercer várias formas de pressão sobre os meridianos e os pontos de acupuntura.

MASSOTERAPIA:
A massagem figura como uma das mais antigas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico, tendo sido empregado por diversos povos desde épocas remotas. Ao estimular a circulação sangüínea e linfática, a massagem proporciona relaxamento, oxigenação das células, além de desintoxicar o organismo e descarregar as tensões.

REFLEXOLOGIA PODAL:
A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés, mãos, língua, orelhas e na íris dos olhos, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Ao trabalhar esses reflexos, o terapeuta reduz a tensão em todo o corpo. A massagem nos pés é muito agradável, além de ser uma ótima alternativa para quem não se sente a vontade com a massagem corporal.

REIKI:
Significa em japonês “energia de vida universal”. É uma antiga arte de harmonização energética através das mãos, redescoberta no século passado pelo Dr. Mikao Usui, monge cristão japonês. Reiki é uma energia simplesmente maravilhosa.

QUICK MASSAGE
O atendimento de Shiatsu feito em cadeiras próprias para massagem, vem sendo pesquisado nos últimos anos no Brasil e sendo utilizado como massagem rápida com sessões de 10 a 15 minutos que podem ser realizados em qualquer local, inclusive espaços públicos.

Reduc

Profissionais qualificados fazendo a triagem dos colaboradores interessados em receber nossos serviços. Neste momento é feito uma abordagem para saber quais são as reais necessidades laborais de cada colaborador.

Reduc

QUICK MASSAGE – SHIATSU EXPRESS.

Reduc

QUICK MASSAGE – SHIATSU EXPRESS.

Reduc

QUICK MASSAGE – SHIATSU EXPRESS.

Reduc

ALONGAMENTO e RPG.

Reduc

ALONGAMENTO e QUIROPRÁTICA.

ESTANDE DE ESTÉTICA FACIAL
Estética significa: “Filosofia das Belas-Artes; ciência que trata do Belo, na natureza e na Arte”. A Esteticista é uma profissional que reúne, além de habilidades manuais e psicológicas, uma boa formação entre todos os campos que, direta ou indiretamente, dizem respeito à beleza do corpo humano e seu aspecto externo. Além de fazer um trabalho profilático, atua também atingindo aspectos sociais muito importantes, adequando o indivíduo aos padrões estéticos que pede o momento sócio-cultural.

Estética, como toda profissão que lida diretamente com o corpo humano, atua também, mesmo que indiretamente, no emocional do ser. Uma mulher ou homem que se sentem bonitos, tem a auto-estima elevada e se torna mais confiante, calma e feliz!

Reduc

ESTÉTICA FACIAL.

Reduc

HIGIENIZAÇÃO E MASSAGEM FACIAL.

Reduc

Equipe de esteticistas disponibilizando aos colaboradores da REDUC serviços de ESTÉTICA FACIAL, HIGIENIZAÇÃO, DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL e SHIATSU FACIAL.

Reduc

HIGIENIZAÇÃO E MASSAGEM FACIAL.

Reduc

HIGIENIZAÇÃO E MASSAGEM FACIAL.

Reduc

HIGIENIZAÇÃO E MASSAGEM FACIAL.

ESTANDE DE ACUPUNTURA
A palavra acupuntura deriva do latim ACUS (agulha) e PUNCTURA (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do cliente.

Diferente das SIPAT’S anteriores, este ano estamos oferecendo a ACUPUNTURA para tratar os grandes males que impedem os colaboradores de exercerem suas funções, entre eles o estresse e as dores nas costas, principalmente a dor lombar e cervical.

É uma técnica indolor, não sangra e as agulhas são descartáveis, observando os critérios de biosegurança da Vigilância Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.

Reduc

Equipe de Acupunturistas do CECTH.

Reduc

Colaborador da REDUC recebendo o tratamento com agulhas descartáveis.

Reduc

Colaborador da REDUC recebendo o tratamento com agulhas descartáveis.

Reduc

A palavra acupuntura deriva do latim ACUS (agulha) e PUNCTURA (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do cliente.
Para marcar uma consulta ligue para (21) 2570-1180
Para saber um pouco mais Click aqui


Solicite a visita de nosso Consultor e Surpreenda-se

e-mail: Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo

COMPETÊNCIAS DOS NOSSOS PROFISSIONAIS Nossos Terapeutas Corporais são treinados e capacitados através dos PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL de nossa empresa, já que, além de sermos uma empresa prestadora de serviços na área de Terapias Holísticas, somos, também, uma Escola de Qualificação Profissional, onde oferecemos Cursos Livres nas diversas Terapias Holísticas que existem no mercado.

Visite nosso site www.cecth.com.br

Propostas


PROPOSTAS

Solicite um Orçamento personalizado

GRUPO CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas


SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E BEM ESTAR

Atualmente muitas empresas de médio e grande porte, estão se adequando as leis no que diz respeito à integridade física do seu quadro funcional, através de uma equipe multidisciplinar composto pela maioria das vezes pelo Médico do Trabalho, Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Terapeuta Holístico, Educadores Físicos e Fisioterapeutas, entre outros colaboradores, diretos e indiretos, para a implantação de um Programa ergonômico visando a prevenção da saúde física e emocional dos colaboradores da empresa. 

METODOLOGIA:

  • Implantação: elaboração do planejamento geral do Programa de Qualidade de Vida em parceria com o departamento médico e RH da empresa. Palestra sobre o programa a ser implantado;
  • Manutenção: aulas de Ginástica Laboral, Atendimentos de Shiatsu e orientação postural e relatórios mensais online;
  • Acompanhamento estatístico: avaliação do trabalho através de questionários (perguntas abertas e fechadas) para mensurar os resultados obtidos e os procedimentos técnicos utilizados

O CECTH têm prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida. Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa. Conheça um pouco mais sobre nossa instituição e entre no fascinante mundo das terapias complementares

Saiba mais


O CECTH tem prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida.

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.

Aguardamos a realização de quaisquer projetos, que com certeza promoverá o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

“QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS”

Aumente sua Produtividade!!!

Solicite nossos projetos através do e-mail Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.
Aguardamos a realização deste projeto, que com certeza estará promovendo o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

MUITA SAÚDE, PAZ e PROSPERIDADE

Um abraço fraterno,
RODOLFO CORREA LIMA
CURRÍCULO

Veja abaixo alguns de nossos Projetos:

EMPRESAS

EVENTOS


Para quaisquer datas, colocamo-nos a disposição para elaborar programas específicos com Palestras e/ou atendimentos de Terapias Corporais nos períodos de SIPAT ou SEMANA DE SAÚDE.

Poderemos montar ambientes especiais para massagem antiestresse, proporcionar a GINÁSTICA LABORAL ou a BLITZ ERGONÔMICA e distribuir, de forma estratégica, cadeiras de QUICK MASSAGE nas dependências da sua empresa, assim como atuar com Técnicas de relaxamento nos intervalos e Coffee Breaks de Congressos, Convenções, Seminários, Atividades de Treinamento, Lançamentos de Produtos, Campanhas de Incentivo, Feiras de Negócios, e muito mais.

Lembramos que o CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas tem uma programação de Cursos Livres na área de Terapias Holísticas onde prepara os futuros profissionais que irão atuar em nossos projetos de Qualidade de Vida das Empresas. Contamos com uma equipe multidisciplinar com cerca de Vários profissionais, entre acupunturistas, massoterapeutas, shiatsuterapeutas, quiropatas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, professores de educação física, yoga, dança do ventre e tai-chi-chuan.

Estamos aptos para atuar em diversos eventos simultaneamente, já que, estamos equipados com dezenas de Macas Portáteis e Cadeiras Ergonômicas.

Através de convênios, oferecemos descontos especiais nos atendimentos de Acupuntura, Quiroprática, Shiatsu, Massagem Sueca, Reiki, Florais, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Estética corporal/facial e Podologia.


Conheça nossos projetos e nossos Programas de Qualidade de Vida!

Envie um e-mail para Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo