Transpetro - Palestra sobre alcoolismo

Imprimir Por Administrador 07/01/2008

DIA 26 DE JUNHO – DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS

PALESTRA SOBRE ALCOOLISMO
Álcool e outras drogas estão relacionadas a acidentes de trabalho e de trânsito em todo o mundo; Aumento do uso entre adolescentes; importância da informação na prevenção.

ALCOOLISMO
por Cátia Noronha

TranspetroQual a imagem que você tem de um alcoólatra? Aquele tiozinho bêbado, que fica em frente ao boteco tomando a sua branquinha às 7h da manhã? Ou a tiazinha da rua que vai te pedir R$1,00 pra "comprar pão"? Tudo muito distante da sua realidade? Tenha certeza que não! Considerada a maior doença social deste tempo, o alcoolismo atinge cerca de 10% da população mundial, seja rico, pobre, negro, branco, magro, gordo, jovem, velho... "É uma doença, progressiva, incurável e fatal", resume Nilo, membro do AA (Alcoólicos Anônimos, uma irmandade composta por cerca de 2 milhões de alcoólicos, em recuperação, em aproximadamente 150 países).

E pode começar na brincadeira, nas memoráveis bebedeiras com os amigos, nas baladas... Afinal, ninguém nasce alcoólatra, ninguém acorda num belo dia e pensa: A partir de amanhã, vou virar um alcoólatra, vou beber todos os dias, inclusive de manhã, vou perder amigos, família, emprego,.... "A evolução da dependência é insidiosa, quase imperceptível para quem bebe", explica Dr. José Antônio Ribeiro Silva, médico especialista em dependência química.

Luiz Antônio da Cruz, um alcoolista em recuperação - não existe ex-alcoólatra - sabe muito bem como é triste a vida de uma pessoa que vive para a bebida. Começou bebendo aos 14 anos com os amigos, em pequenas doses. "Para mostrar que era homem", lembra. Sob o efeito do álcool, muitas vezes não se lembrava do que tinha feito na noite anterior. Começou a depender da bebida, ouvia das pessoas frases do tipo "Bêbado... Olha lá o bêbado... Coitado". Foi abandonado pela esposa, família e amigos por causa do álcool. Mais tarde, apoiado pela esposa (que a essa altura do campeonato já tinha se separado dele), Luiz Antônio procurou uma Associação Antialcoólica e depois de algumas reuniões decidiu então lutar contra a doença. Hoje não pode colocar uma gota sequer de bebida na boca. "O alcoolismo não tem cura, estou em recuperação, minha doença está estacionada. Nunca mais poderei beber. Não existe só um gole para um alcoolista... Estamos em tratamento para o resto da vida...", conta Luiz Antônio.

Em suma, o alcoolismo não é um vicio, é uma doença que qualquer pessoa pode desenvolver, tenha ela a idade que for. Fatores genéticos, que são passados de geração para geração, é um agravante sim, mas os hábitos também podem ser determinantes, dependendo da predisposição de cada um. "Uma pessoa que adquire o hábito de beber vai desencadear aquela série de etapas que envolvem a dependência física e psicológica do álcool. A freqüência do 'beber' produz o aumento da tolerância ao álcool, ou seja, a pessoa passa a consumir volumes crescentes da bebida para ter os mesmos efeitos", explica o Dr. Alexandre Dietrich. "O organismo passa a necessitar de doses alcoólicas para realizar as funções cotidianas, e a pessoa passa a não se sentir bem sem o álcool", completa o médico.

Mas como não confundir alcoolismo com o simples prazer em beber? "Quando algo começa a ser necessário, fundamental e indispensável, acredito que não seja mais prazeroso", responde o membro do AA. A grosso modo, diz-se que uma pessoa que não consegue passar um dia sem consumir álcool é considerada dependente. A fim de ajudar as pessoas a se decidirem se têm algum problema com o álcool, o AA elaborou uma questionário de 12 perguntas sobre a maneira de beber e seus efeitos na vida cotidiana. Dependendo do numero de "sim" respondidos, a pessoa pode ter claras tendências para o alcoolismo ou até mesmo já ser um.

Segundo o Dr. Alexandre Dietrich, é difícil definir um comportamento típico de um alcoolista (alcoolista e alcoólatra têm o mesmo significado), mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) adota alguns critérios para a determinação da síndrome de dependência do álcool, como o aumento da tolerância (necessita de doses progressivamente maiores para o mesmo efeito desejado) e sintomas repetidos de abstinência (ocorrem sempre que há interrupção do consumo). "Suores e tremores das mãos, coração acelerado, náuseas etc, já caracterizam a síndrome de abstinência que melhora com o uso da própria bebida", afirma o Dr. José Antônio.

O alcoolismo é caracterizado pela perda da liberdade da decisão sobre o ato de beber. Se você acha que pode ter problemas relacionados ao álcool, faça o questionário do AA honestamente. Não existe tratamento eficaz enquanto a pessoa não reconhecer a própria doença. Os métodos clínicos incluem drogas que provocam aversão ao álcool, mas o sucesso dos tratamentos depende muito da decisão de largar a bebida.

Além do AA, existem outras entidades de apoio que oferecem auxilio psicológico no tratamento da doença, como o NA (Narcóticos Anônimos), além do Al Anon, que oferece ajuda a familiares e amigos de alcoólicos.
Para se aprofundar mais no assunto e entender direito o que é o alcoolismo, quais suas causas, como identificar os sintomas e o que fazer diante da possibilidade de ser ou conhecer algum alcoólatra, leia as entrevistas com Dr. José Antônio Ribeiro Silva, médico especialista em dependência química; com o médico Alexandre Dietrich; com Nilo, membro do Alcoólicos Anônimos e com Luiz Antônio da Cruz, um alcoolista em recuperação.

FONTE: http://www.alcoolismo.com.br

Transpetro

TERMINAL DA ILHA D'ÁGUA

Transpetro

TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA D'ÁGUA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA D'ÁGUA

Transpetro


PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro


PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

PALESTRA NO TERMINAL DA ILHA REDONDA

Transpetro

TERMINAL TERRESTRE DE CAMPOS ELÍSIOS


Solicite a visita de nosso Consultor e Surpreenda-se

e-mail: Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo

COMPETÊNCIAS DOS NOSSOS PROFISSIONAIS Nossos Terapeutas Corporais são treinados e capacitados através dos PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL de nossa empresa, já que, além de sermos uma empresa prestadora de serviços na área de Terapias Holísticas, somos, também, uma Escola de Qualificação Profissional, onde oferecemos Cursos Livres nas diversas Terapias Holísticas que existem no mercado.

Visite nosso site www.cecth.com.br

Propostas


PROPOSTAS

Solicite um Orçamento personalizado

GRUPO CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas


SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E BEM ESTAR

Atualmente muitas empresas de médio e grande porte, estão se adequando as leis no que diz respeito à integridade física do seu quadro funcional, através de uma equipe multidisciplinar composto pela maioria das vezes pelo Médico do Trabalho, Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Terapeuta Holístico, Educadores Físicos e Fisioterapeutas, entre outros colaboradores, diretos e indiretos, para a implantação de um Programa ergonômico visando a prevenção da saúde física e emocional dos colaboradores da empresa. 

METODOLOGIA:

  • Implantação: elaboração do planejamento geral do Programa de Qualidade de Vida em parceria com o departamento médico e RH da empresa. Palestra sobre o programa a ser implantado;
  • Manutenção: aulas de Ginástica Laboral, Atendimentos de Shiatsu e orientação postural e relatórios mensais online;
  • Acompanhamento estatístico: avaliação do trabalho através de questionários (perguntas abertas e fechadas) para mensurar os resultados obtidos e os procedimentos técnicos utilizados

O CECTH têm prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida. Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa. Conheça um pouco mais sobre nossa instituição e entre no fascinante mundo das terapias complementares

Saiba mais


O CECTH tem prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida.

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.

Aguardamos a realização de quaisquer projetos, que com certeza promoverá o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

“QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS”

Aumente sua Produtividade!!!

Solicite nossos projetos através do e-mail Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.
Aguardamos a realização deste projeto, que com certeza estará promovendo o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

MUITA SAÚDE, PAZ e PROSPERIDADE

Um abraço fraterno,
RODOLFO CORREA LIMA
CURRÍCULO

Veja abaixo alguns de nossos Projetos:

EMPRESAS

EVENTOS


Para quaisquer datas, colocamo-nos a disposição para elaborar programas específicos com Palestras e/ou atendimentos de Terapias Corporais nos períodos de SIPAT ou SEMANA DE SAÚDE.

Poderemos montar ambientes especiais para massagem antiestresse, proporcionar a GINÁSTICA LABORAL ou a BLITZ ERGONÔMICA e distribuir, de forma estratégica, cadeiras de QUICK MASSAGE nas dependências da sua empresa, assim como atuar com Técnicas de relaxamento nos intervalos e Coffee Breaks de Congressos, Convenções, Seminários, Atividades de Treinamento, Lançamentos de Produtos, Campanhas de Incentivo, Feiras de Negócios, e muito mais.

Lembramos que o CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas tem uma programação de Cursos Livres na área de Terapias Holísticas onde prepara os futuros profissionais que irão atuar em nossos projetos de Qualidade de Vida das Empresas. Contamos com uma equipe multidisciplinar com cerca de Vários profissionais, entre acupunturistas, massoterapeutas, shiatsuterapeutas, quiropatas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, professores de educação física, yoga, dança do ventre e tai-chi-chuan.

Estamos aptos para atuar em diversos eventos simultaneamente, já que, estamos equipados com dezenas de Macas Portáteis e Cadeiras Ergonômicas.

Através de convênios, oferecemos descontos especiais nos atendimentos de Acupuntura, Quiroprática, Shiatsu, Massagem Sueca, Reiki, Florais, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Estética corporal/facial e Podologia.


Conheça nossos projetos e nossos Programas de Qualidade de Vida!

Envie um e-mail para Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo