ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

Imprimir Por Administrador 04/02/2008

Abia

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS

Rua da Candelária, 79/10º andar – Centro
Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20091-020
Tel: (21) 2223-1040 - Fax: (21) 2253-8495
E-mail: Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  - www.abiaids.org.br

PROJETO JUVENTUDE E DIVERSIDADE SEXUAL

O projeto Juventude e Diversidade Sexual é uma iniciativa da ABIA que visa desenvolver a auto-estima dos jovens e trabalhar questões gerais sobre homossexualidade, saúde e cidadania. Nos dias 03, 05, 10 e 12 de maio de 2005, aconteceu na sede da instituição, o Curso Livre Básico de Massagem Sueca e nos dias 16, 17, 19 e 20 de Setembro aconteceu o Curso Livre Básico de Shiatsu, ambos com o Profº Rodolfo Correa Lima.

Abia“Mobilizar a sociedade brasileira para enfrentar o HIV/AIDS no Brasil, formando uma rede de solidariedade”.

Foi essa a idéia que levou o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e um grupo de profissionais de diversos setores da vida política e do movimento social nacional a criarem, em 1986, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA.
Desde então, acompanhamento das políticas públicas de saúde, educação e prevenção, tratamento e assistência, e direitos humanos tornaram-se palavras de ordem na ABIA. São elas que, combinadas, formam a base do trabalho desenvolvido.
Garantir o acesso das pessoas que vivem com HIV/AIDS a recursos adequados para o tratamento e assistência é uma luta permanente da ABIA. Essa preocupação fez da ABIA um dos pioneiros na divulgação de informações sobre novas opções de tratamento e cuidados contra o HIV e na realização de estudos sobre o impacto das terapias anti-retrovirais combinadas, com atenção especial ao acesso, logística e aderência a tratamentos.

Ser um espaço de mobilização de diálogos e idéias é um dos objetivos da ABIA. Com a realização de oficinas, grupos de discussão abertos ao público e seminários, a ABIA promove a participação social e a busca pelo conhecimento, ações fundamentais para agilizar e incrementar o esforço de todos os que atuam no controle da epidemia de HIV/AIDS.

Ação anti-AIDS
Boletim internacional sobre prevenção e assistência à AIDS.
Número 51 - Dezembro de 2004.

Lipodistrofia: mais um desafio a ser vencido

Nesta edição do Boletim Ação Anti-AIDS é dedicada ao tema dos efeitos colaterais dos medicamentos anti-retrovirais ora em uso para o tratamento do HIV/ AIDS.

Até recentemente, a descoberta e o uso destes medicamentos vêm se mostrando bastantes efetivos em controlar a ação do vírus no organismo humano, permitindo que o paciente de AIDS volte a trabalhar, a ter uma vida social e uma qualidade de vida melhor do que na época em que a vida com AIDS era fortemente marcada pela doença e pela morte, já que não havia medicamentos que pudessem tratar a doença AIDS e garantir a vida da pessoa por muitos anos após o diagnóstico.
O uso dos medicamentos anti-retrovirais, em suas diferentes combinações e quando tomados corretamente, vem produzindo resultados surpreendentes, como a queda da mortalidade em até 50% no Brasil, significando assim menos sofrimento para as pessoas soropositivas e familiares, menos estigma e mais esperança para o tratamento, além de trazer economias relevantes com gastos hospitalares. Os anti-retrovirais e seus efeitos positivos também se tornaram quase que um sinônimo da experiência brasileira de resposta a AIDS, fazendo do Brasil uma referência mundial no enfrentamento da epidemia.
Neste ano, o tema dos efeitos colaterais, entre os mais marcantes, a LIPODISTROFIA, ganhou notoriedade numa série de eventos científicos e comunitários e passou a ocupar lugar prioritário na agenda de trabalho de ONGs/AIDS e de serviços, dos ativistas e dos cientistas e dos profissionais de saúde.

Há alguns anos que as pessoas soropositivas vêm expressando suas preocupações com os efeitos colaterais, por já terem se manifestado em seus corpos, ou nos resultados dos exames periódicos. Porém, atualmente, o efeito cada vez mais visível pelas alterações corporais, pelo aumento de taxas de colesterol e tiglicerídeos e suas conseqüências por vezes trágicas para a pessoa, faz com que esse tema ganhe força na agenda das respostas à epidemia, colocando-se como mais um desafio a ser urgentemente enfrentado.

Nesta edição do Boletim Ação Anti-AIDS, estamos nos somando aos esforços de todos aqueles que se preocupam com a questão ao colocar em pauta uma série de experiências, olhares e opiniões a partir do trabalho de diversas organizações, serviços e pessoas. Acreditamos ser importante colocar em evidência para o leitor soropositivo ou não, tanto as informações mais técnicas, bem como as formas que esta questão está sendo enfrentada no Brasil, esperando assim quebrar silêncios e promover o diálogo interdisciplinar, que ainda são estratégias fundamentais para respondermos a este e a outros desafios impostos pelo HIV/ AIDS.

A MASSAGEM SUECA É INDICADA PARA PORTADORES DO VIRUS HIV/AIDS.

Um dos motivos que levou o CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas a realizar esta parceria com a ABIA foi proporcionar um Curso Básico de Massagem Sueca para os jovens com o objetivo de melhorar a auto-estima e, ao mesmo tempo, dar a oportunidade para as pessoas obterem conhecimentos deste método terapêutico que possui ingredientes suficientes para promover a melhora de pessoas portadoras do vírus HIV.

Por melhorar consideravelmente a produção de glóbulos vermelhos, melhorando assim o Sistema Imunológico, a Massagem Sueca é indicada para portadores do vírus HIV/AIDS. Para amplificar os conhecimentos desta maravilhosa terapêutica, vamos colocar os efeitos terapêuticos da Massagem Sueca:

O EFEITO DIRETO (Local e periférico), puramente mecânico, observado no segmento do corpo humano em que o Terapeuta Corporal trabalha, destaca-se a eliminação de células mortas e os restos das secreções das glândulas cutâneas, ficando as camadas superficiais da epiderme mais nutridas, moles, maleáveis e resistentes.

O fato das glândulas sebáceas e sudoríparas se beneficiarem, por ficarem mais abertas e limpas, não nos permite julgar que pela massagem possam ser removidos depósitos de gorduras acumuladas debaixo da epiderme.

A obesidade diminui por efeito geral sobre o metabolismo e sobre o quociente respiratório, sendo a massagem em todo o caso, necessária durante um tratamento de emagrecimento (como a DINÃMICA ESTÉTICA, por exemplo), para que não resultem tecidos flácidos externos ptoses (órgãos caídos) e prolapsos (órgãos fora do lugar de origem).

O efeito mecânico atua também sobre cicatrizes, aderências, aumento do afluxo de sangue arterial (hiperemia), melhora o escoamento da linfa e do sangue venoso, produz analgesia e um ligeiro aumento da temperatura local.

No EFEITO INDIRETO DA MASSAGEM (secundário e geral), o maior afluxo de sangue (hiperemia), faz desprender matérias orgânicas. As mais importantes são: a histamina (agente alérgico) e a acetilcolina. Os efeitos da massagem, assemelham-se ao tratamento galvânico chamado Iontoforese, em que há rubor, vascularização, velocidade mais acentuada da circulação, dilatação capilar, etc. A mobilização da acetilcolina, que estimula o nervo parassimpático, contribui para a vasodilatação e o aumento da permeabilidade dos limites circulares e exacerba os processos químicos autolíticos procedentes da reabsorção das escórias metabólicas.

A maior permeabilidade das paredes dos vasos, conduz a melhor irrigação da derme e do tecido celular subcutâneo, resultando maior elasticidade, aumento dos fibroblastos (células provenientes das células conjuntivas) e leucócitos (glóbulos brancos) situados localmente, o que por si já ativa os elementos retículo-endoteliais (importantes na defesa geral) e afasta o perigo de auto-intoxicação. Impulsiona, também as hormonas cutâneas, as vitaminas da pele e os corpos de imunidade do mesênquima (órgão do suporte dos tecidos). Este contribui para o apoio dos órgãos e troca de eletrólitos entre células capilares. Visto que o tecido conjuntivo situado entre a derme e a fáscia muscular tem a função de filtragem e armazenagem de água, sal, gordura, proteína, amido e detritos, pela massagem dá-se um melhoramento apreciável neste sentido.

Os efeitos indiretos são de três naturezas:

  1. CALMANTE: É obtido de manobras suaves, lentas e bastante repetidas. O que caracteriza o efeito calmante é sua extrema delicadeza.
  2. ESTIMULANTE: é obtido pela rapidez dos movimentos com que é feita a massagem, abrangendo músculos, mantendo ou restaurando as suas propriedades fisiológicas, tais como: Contratilidade, Elasticidade e Coordenação.
  3. DESINTOXICANTE: Muito se assemelha ao efeito estimulante, porém é obtido através de manobras de profundidade, principalmente de compressão, determinando uma drenagem das fibras musculares e mais rápido escoamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Muito utilizada na massagem desportiva, porque combate a fadiga muscular.

Nos EFEITOS RELAXANTES ou DESCONGESTIONANTES, quando os músculos estão em funcionamento, eliminam grande quantidade de resíduos tóxicos que são depositados neste mesmo meio. A uma certa altura, este líquido irá se encontrar saturado, apesar da ação dos órgãos eliminadores (Rins e glândulas sudoríparas) ocorrendo, então, a fadiga muscular.

Para auxiliar a normalização deste meio, deve-se friccionar ligeiramente os espaços intersticiais, fazendo refluir à massa sanguínea das extremidades ao centro, aumentando a evacuação (Ex. ácido lático).

EFEITOS NEUROTÔNICOS - O sistema nervoso é percorrido ininterruptamente por estímulos sensoriais, cujo mais amplo é o tato, e respondem através de movimentos. É a pele que recebe a maior parte das impressões que serão transformadas em sensações.

A massagem traz a pele sensações táteis multiplicadas intermitentes, ritmadas e repetidas. As mãos passando de região em região abrange todas as terminações do tato, e estas impressões táteis acabam por lançar nos centros nervosos um influxo muito grande, sendo considerado uma espécie de recarga em nossos nervos. Daí ocorre à sensação de bem estar.

EFEITOS NA CIRCULAÇÃO – A primeira reação da massagem é observada através da circulação. O efeito vasomotor manifesta-se na palidez da pele devido ao esvaziamento das veias, sobretudo superficiais, começando logo com deslizamentos centripetais, isto é, da periferia do segmento para o centro do coração. O refluxo é impossibilitado devido a existência de válvulas nas veias. Segue-se o rubor da pele devido à sucção nos capilares arteriais os quais, dilatando-se, leva a hiperemia local, que conduz a uma melhora do fluxo do ventrículo esquerdo do coração. Por isso, e devido ao esvaziamento dos excessos de sangue nos interstícios do tecido conjuntivo, sintomas de estagnação, edemas, cianose (acúmulo de sangue venoso) arritmias, etc, são influenciados no sentido de melhora. A pressão sistólica máxima diminui quando a massagem geral é precedida de repouso prévio. A seguir ao esforço físico, a pulsação é acelerada. Há maior consumo de oxigênio e aumento do coeficiente respiratório e da eliminação de anidrito carbônico. O líquido que durante a massagem passa do tecido para os capilares aumenta a pressão tecidual que dilata os vasos linfáticos e desenvolve o transporte da linfa e, indiretamente na urina. Desta forma, a melhora de edemas e hematomas é acentuada.

EFEITOS NA MUSCULATURA – As ondas produzidas nos músculos tratados com pressão, distendem as fibras e aumentam o tônus e o potencial elétrico, pois não há maior perigo para um músculo do que sua inatividade que leva a hipotonia. Secundariamente, a elasticidade dos tendões é favorecida. A massagem torna o músculo mais ativo, rápido e expansivo durante mais tempo. A massagem de cinco minutos restaura o músculo fatigado mais eficazmente do que a massagem de vinte minutos, devido a profundidade que é alcançada eliminando os ácidos acumulados. O aumento do tônus explica-se por influência da adrenalina e acetilcolina sobre o sistema autônomo.

Quando no músculo incide calor, o seu equilíbrio ácido-básico é desviado para o lado alcalino, ao passo que o movimento ativo acidifica o tecido muscular, devido ao acréscimo do ácido lático. Após a massagem o ácido lático, assim como o ácido carbônico e fosfórico e também, indiretamente a uréia, são eliminados em maior escala (Este último, igualmente pelas fezes). Quando então o músculo se reabilita, a maior parte do ácido lático é retransformado em glicogênio, do qual depende a sua atividade.

EFEITO PROFUNDO – Da massagem da pele, do tecido conjuntivo subcutâneo e da musculatura ainda seguem reflexos para os órgãos internos. Por meio de análises hematológicas verifica-se aumento de volume da hemoglobina, do número de glóbulos vermelhos (indicação da massagem na anemia crônica) e a quantidade de glóbulos brancos. Importante é o resultado que dá a massagem dos órgãos abdominais, ativando o ácido clorídrico do estômago (Não a quantidade de suco gástrico), o trabalho da musculatura lisa e das glândulas do estômago e intestinos (sobretudo do intestino delgado). A função do fígado e do pâncreas é impulsionada. A alteração do hálito do cliente, notado freqüentemente durante a massagem do ventre, evidencia a saída de gases. Finalmente, a massagem em geral, baixa a pressão do líquido cefalorraquidiano favorecendo, por exemplo, à melhora da dor de cabeça.

Abia

Abia

Abia

Abia

Abia

Abia


Solicite a visita de nosso Consultor e Surpreenda-se

e-mail: Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo

COMPETÊNCIAS DOS NOSSOS PROFISSIONAIS Nossos Terapeutas Corporais são treinados e capacitados através dos PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL de nossa empresa, já que, além de sermos uma empresa prestadora de serviços na área de Terapias Holísticas, somos, também, uma Escola de Qualificação Profissional, onde oferecemos Cursos Livres nas diversas Terapias Holísticas que existem no mercado.

Visite nosso site www.cecth.com.br

Propostas


PROPOSTAS

Solicite um Orçamento personalizado

GRUPO CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas


SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E BEM ESTAR

Atualmente muitas empresas de médio e grande porte, estão se adequando as leis no que diz respeito à integridade física do seu quadro funcional, através de uma equipe multidisciplinar composto pela maioria das vezes pelo Médico do Trabalho, Técnico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Terapeuta Holístico, Educadores Físicos e Fisioterapeutas, entre outros colaboradores, diretos e indiretos, para a implantação de um Programa ergonômico visando a prevenção da saúde física e emocional dos colaboradores da empresa. 

METODOLOGIA:

  • Implantação: elaboração do planejamento geral do Programa de Qualidade de Vida em parceria com o departamento médico e RH da empresa. Palestra sobre o programa a ser implantado;
  • Manutenção: aulas de Ginástica Laboral, Atendimentos de Shiatsu e orientação postural e relatórios mensais online;
  • Acompanhamento estatístico: avaliação do trabalho através de questionários (perguntas abertas e fechadas) para mensurar os resultados obtidos e os procedimentos técnicos utilizados

O CECTH têm prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida. Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa. Conheça um pouco mais sobre nossa instituição e entre no fascinante mundo das terapias complementares

Saiba mais


O CECTH tem prestado serviços de QUALIDADE DE VIDA em eventos, congressos, empresas, spas, etc, com a proposta de, em qualquer situação social, proporcionar um momento para a autoconsciência corporal e interior das pessoas, um melhor desempenho físico e mental e à melhoria da qualidade de vida.

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.

Aguardamos a realização de quaisquer projetos, que com certeza promoverá o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

“QUALIDADE DE VIDA NAS EMPRESAS”

Aumente sua Produtividade!!!

Solicite nossos projetos através do e-mail Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  

Será um grande prazer ajudar a encontrar uma boa solução para sua empresa.
Aguardamos a realização deste projeto, que com certeza estará promovendo o bem estar físico e mental dos seus colaboradores.

MUITA SAÚDE, PAZ e PROSPERIDADE

Um abraço fraterno,
RODOLFO CORREA LIMA
CURRÍCULO

Veja abaixo alguns de nossos Projetos:

EMPRESAS

EVENTOS


Para quaisquer datas, colocamo-nos a disposição para elaborar programas específicos com Palestras e/ou atendimentos de Terapias Corporais nos períodos de SIPAT ou SEMANA DE SAÚDE.

Poderemos montar ambientes especiais para massagem antiestresse, proporcionar a GINÁSTICA LABORAL ou a BLITZ ERGONÔMICA e distribuir, de forma estratégica, cadeiras de QUICK MASSAGE nas dependências da sua empresa, assim como atuar com Técnicas de relaxamento nos intervalos e Coffee Breaks de Congressos, Convenções, Seminários, Atividades de Treinamento, Lançamentos de Produtos, Campanhas de Incentivo, Feiras de Negócios, e muito mais.

Lembramos que o CECTH - Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas tem uma programação de Cursos Livres na área de Terapias Holísticas onde prepara os futuros profissionais que irão atuar em nossos projetos de Qualidade de Vida das Empresas. Contamos com uma equipe multidisciplinar com cerca de Vários profissionais, entre acupunturistas, massoterapeutas, shiatsuterapeutas, quiropatas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, esteticistas, professores de educação física, yoga, dança do ventre e tai-chi-chuan.

Estamos aptos para atuar em diversos eventos simultaneamente, já que, estamos equipados com dezenas de Macas Portáteis e Cadeiras Ergonômicas.

Através de convênios, oferecemos descontos especiais nos atendimentos de Acupuntura, Quiroprática, Shiatsu, Massagem Sueca, Reiki, Florais, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Estética corporal/facial e Podologia.


Conheça nossos projetos e nossos Programas de Qualidade de Vida!

Envie um e-mail para Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo