ALONGAMENTO COM TOALHA

Imprimir Por Administrador 12/04/2003

Alongamentos

BASTAM OITO MINUTOS DIÁRIOS E UMA TOALHA PARA GANHAR MAIS FLEXIBILDADE, DISPOSIÇÃO E SAÚDE

REVISTA CLAUDIA
ANO 42 nÂș 4 – Abril 2003
PĂĄgina 56

Coloque uma roupa bem confortĂĄvel e vĂĄ para um canto arejado da sua casa. Uma simples toalha de rosto grande e alguns minutos de seu precioso tempo podem manter longe problemas de postura, lesĂ”es musculares, TPM, mĂĄ digestĂŁo, varizes, fadiga crĂŽnica e atĂ© insĂŽnia. “Com o passar dos anos, se nĂŁo fizer atividade fĂ­sica e ainda por cima enfrentar muito estresse, vocĂȘ acaba ficando com os mĂșsculos atrofiados”. Afirma Abdallah Achour Jr. da Universidade Estadual de Educação FĂ­sica de Londrina – PR. “A irrigação sangĂŒĂ­nea diminui e a troca de nutrientes entre as cĂ©lulas Ă© comprometida, prejudicando a saĂșde do corpo todo”. O alongamento – quando incluĂ­do na rotina diĂĄria – evita esses males todos. Para desestressar: tambĂ©m Ă© um santo remĂ©dio. Rodolfo Correa Lima, Terapeuta HolĂ­stico do Rio de Janeiro, garante que se esticar, principalmente depois do trabalho Ă© uma das maneiras mais simples e baratas de descarregar os conflitos do dia-a-dia, aos quais o corpo acaba reagindo com tensĂŁo muscular. CĂ©sar Patti, coordenador do Studio Fit, de SĂŁo Paulo, ensina os movimentos da vida longa. Mantenha cada posição por no mĂĄximo 60 segundos. Como explica Abdallah, quem Ă© muito travado deve aumentar a duração dos alongamentos aos poucos, mesmo que para isso, tenha que diminuir ligeiramente a tensĂŁo.

Alongamentos

ANTES DO ESTICA-E-PUXA
  • O alongamento deve ser feito suavemente, sem movimentos bruscos. A dor Ă© sinal de que exagerou, e isso pode causar microlesĂ”es musculares.
  • É melhor alongar menos do que mais. Permaneça sempre naquele ponto suportĂĄvel, que, se quiser, pode ainda ultrapassar.
    “O ideal Ă© gastar exatamente o mesmo tempo com ambos os lados do corpo e começar pelo mais tenso”. Diz CĂ©sar.
  • “Tente nĂŁo balançar para conseguir completar o alongamento. O vaivĂ©m tenciona o mĂșsculo, enrijecendo-o, o que dificulta a flexibilidade”. Conta Rodolfo Correa Lima.
  • Concentre-se nos movimentos – procure estar sozinha e com a televisĂŁo desligada. NĂŁo desista. O corpo se acostuma suave tensĂŁo. A cada dia, vocĂȘ vai descobrir que estĂĄ ficando mais elĂĄstica. Inspire sempre antes do movimento e expire conforme se curvar. “NĂŁo segure a respiração enquanto estiver alongando”, ensina Abdallah.
  • Quando o exercĂ­cio for feito em pĂ©, mantenha o bumbum e a barriga contraĂ­dos, o quadril encaixado e os joelhos levemente flexionados.
ALONGAMENTOS COM A TOALHA
  • PANTURRILHA - Deitada de costas, levante as pernas estendidas formando um Ăąngulo de 90Âș com o tronco. Envolva os pĂ©s com a toalha e puxe-a em direção ao corpo.
  • PARTE DE TRÁS DA COXA - Em pĂ©, pise na toalha com os pĂ©s paralelos e levemente afastados, incline o tronco e pegue a toalha pelas pontas e puxe-a atĂ© sentir o alongamento dos mĂșsculos.
  • PARTE DA FRENTE DA COXA - Em pĂ©, flexione a perna esquerda. Para ter mais equilĂ­brio, apĂłie a lateral do corpo numa parede. Passe a toalha em volta do tornozelo e puxe-a tentando levar a sola do pĂ© ao glĂșteo. Faça o mesmo com a outra perna.
  • LOMBAR - Deitada de costas, com as pernas flexionadas, envolva a sola dos pĂ©s com a toalha e puxe-a tentando aproximar ao mĂĄximo os joelhos do peito.
  • ABDOME E COSTAS - Em pĂ©, segure a toalha pelas pontas acima da cabeça, incline o corpo para o lado esquerdo. Depois faça o mesmo para o lado direito.
  • COXA, COLUNA CERVICAL E LOMBAR - Deitada de barriga para baixo, com os joelhos flexionados, envolva os tornozelos com a toalha e puxe-a em direção aos glĂșteos.
Consultores
  • Abdallah Achour Jr. da Universidade Estadual de Educação FĂ­sica de Londrina – PR; CĂ©sar Patti, coordenador do Studio Fit, de SĂŁo Paulo; Professor Rodolfo Correa Lima acupunturista e diretor do Centro de Estudo do Corpo e Terapias HolĂ­sticas.