O PODER DAS ERVAS

Imprimir Por Administrador 06/12/2003

O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARAS

O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARAS

REVISTA LES NOUVELLES ESTHÉTIQUES
ANO XIV nº 76 – Dezembro 2003
Página 56

Por Cláudia Nascimento

VOCÊ CHEGA EM CASA DEPOIS DE UM DIA ESCALDANTE... E MERGULHA NUMA BANHEIRA COM ERVAS RELAXANTES. E QUE TAL UM CHÁ GELADO? OU UMA COMPRESSA FRIA DE CAMOMILA PARA TIRAR AQUELE AR DE CANSAÇO? ESTES E OUTROS SEGREDOS AJUDAM A ENFRENTAR O CALOR E CONTINUAR BELA E DESCANSADA.

O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARASUm visual impecável, com pele bem cuidada e uma aparência serena, tranqüila. O efeito pode ser obtido com produtos de última geração, mas a natureza pode dar uma forcinha. Uma combinação de ervas, manipuladas de diferentes formas como máscaras, compressas e banhos compõem o arsenal de beleza.

As ervas aromáticas podem ser usadas ainda como enchimento de travesseiros para combater a insônia, o estresse e as dores de cabeça. O eucalipto, a alfazema, a camomila e o jasmim garantem a qualidade de sono. E uma noite bem-dormida contribui bastante para a saúde da pele. Tapa-olhos contendo alfazema e camomila funcionam como massageadores e aliviam a tensão no local.

A terapia com plantas traz excelentes resultados não só para o bem-estar em geral como para casos de acne e outras doenças. No entanto, as receitas devem seguir orientação de um profissional que conheça as propriedades das ervas. De acordo com médico Alex Botsaris, clínico geral e acupunturista, os tratamentos de beleza com medicina natural exigem conhecimento e técnica. “É grande a quantidade de plantas que auxiliam nos cuidados com o corpo, mas é necessária ter informação para manuseá-la com segurança”.

AS ERVAS E SUAS PROPRIEDADES

O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARASCONTRA AS OLHEIRAS

  • Camomila – em 1 copo de água fervente, coloque 2 saquinhos de chá de camomila. Despejar o líqui8do em um prato fundo com algumas pedras de gelo. colocar sobre os olhos os saquinhos de chá gelado (ou chumaços de algodão) por uma hora. Também combate a insônia, cansaço e irritações nos olhos.

PARA CELULITE

  • Hera (trepadeira) – aplicar nas regiões afetadas cataplasmas de hera com folhas frescas picadas
  • Marroio – para cada litro de água fervente colocar 35g de flores de marroio. Deixar em infusão por 10 minutos. Tomar um litro ao dia.
  • Mil folhas – além de combater a celulite pode ser empregado no tratamento de problemas circulatórios e na cicatrização de feridas. Para cada litro de água fervente colocar 50g de flores frescas. Deixar infundir por dez minutos. Beber duas xícaras ao dia.
  • Orégão – colocar em infusão por 10 minutos, 10g de flores em um litro de água. Beber duas xícaras de chá ao dia.
  • Valeriana – à noite, macerar 10g de raízes frescas em uma xícara de chá de água fria. Coar pela manhã e tomar. Preparar uma outra dose para ser ingerida à noite.

PARA ESTRIAS

  • Hera – cozinhar algumas folhas em água, esmagar e aplicar entre dois pedaços de tecido fino nas regiões afetadas. Em banhos, para relaxar ou tonificar.

PARA CABELOS

  • Alecrim – o chá recupera e mantém o brilho.
  • Babosa – a folha dá brilho e hidrata os fios, mas não é aconselhável para cabelos claros. Ela deve ser partida ao meio para a retirada do gel que existe em seu interior. Batido ao liquidificador, o gel deve ser passado no cabelo com massagens suaves. Deixar por alguns minutos e retirar com água.
  • Hera – o chá serve para dar brilho aos cabelos escuros. Preparar uma decocção com 20 folhas de hera em um litro de água. Deixar ferver, esperar esfriar e coar. Após a lavagem dos cabelos, enxaguar e aplicar o líquido na cabeça, utilizando as pontas dos dedos para não ferir o couro cabeludo. Secar como de costume.
BANHOS, PARA RELAXAR OU TONIFICAR

ESTIMULANTE E TÔNICO

  • Menta (hortelã) – fazer uma infusão com 30g de hortelã inteira em 1,5 litro de água. Amornar, despejar na banheira e completar com água quente. Serve para enxaquecas, resfriados e soluços.

PERFUMADO, PARA RELAXAR

  • Melissa – Juntar uma xícara de chá bem cheia de folhas em um litro de água fria. Macerar, coar, apertando bem as folhas. Despejar o líquido na banheira e temperar com água morna. Calmante e para insônia.
NOS CUIDADOS COM A PELE

LOÇÃO PARA PELE OLEOSA

  • Folha de framboesa – ferver por 10 minutos, 20g de folhas em um litro de água. Elas devem ser colocadas com a água já em ebulição. Aplicar na pela à noite, com algodão.

LOÇÃO TONIFICANTE

  • Lúpulo – acrescentar 15g de flores frescas de lúpulo em um litro de água fervente. Deixarem infusão por 10 minutos. Aplicar sobre a pele com algodão.

MÁSCARA PARA HIDRATAR E ATENUAR MANCHAS

  • Máscara de arroz – hidratante, ajuda a remover manchas do rosto e a prevenir o envelhecimento. Coloque num pirex cerca de 3 xícaras de arroz cozido em meio litro de água morna e deixe coberto com um pano por 24 horas. Coe e amasse o arroz até que ele vire uma pasta. Aplique a máscara sobre o rosto por 15 a 20 minutos, uma vez por semana. Os resultados logo aparecerão.
PLANTAS TAMBÉM OFERECEM PERIGO A SAÚDE

O tratamento à base de plantas é conhecido desde as antigas civilizações. No entanto, é preciso usá-las de forma adequada e com indicação precisa, seja para fins terapêuticos ou estéticos.

O Terapeuta Holístico Rodolfo Correa Lima diz que as pessoas costumam achar que as plantas medicinais, “se bem não fizerem, mal também não farão”. Na prática, não é isso que acontece... A utilização inadequada pode não proporcionar o efeito desejado.

O clínico geral Aderson Moreira da Rocha chama a atenção para os efeitos colaterais que podem ocorrer. “A fitoterapia tem indicações e contra-indicações. As doses terapêuticas mínimas e máximas devem ser respeitadas, além do tempo de utilização”, diz o Dr. Aderson.

Mas não se preocupe! Aquela inocente xícara de chá no dia-a-dia não exige orientação profissional. Um mal-estar passageiro pode ser tratado com uma receita caseira. O chá de boldo é ótimo para aliviar a sensação de peso no estômago provocada por uma refeição mais gordurosa. no entanto, há plantas perigosas, como o confrei. Muito usado nos anos 80, ele tem efeito tóxico para o fígado e sua ingestão foi proibida pelo Ministério da saúde do Brasil. Seja para fins estéticos ou de saúde, consulte sempre um profissional, antes de usar qualquer tipo de erva.

O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARASA DIFERENÇA ENTRE INFUSÃO E DECOCÇÃO

Os chás podem ser preparados através de dois processos:

  • infusão: a água fervendo é despejada sobre a erva em recipiente com tampa. Depois de 15 minutos, basta coar.
  • decocção (cozimento): a erva é colocada num recipiente com água fria, que é tampado. A panela é levada ao fogo para ferver durante 20 minutos. Depois de repousar por 10 minutos, é só coar. Esse processo é recomendado para cascas e raízes.
O PODER DAS ERVAS EM CHÁS, BANHOS E MÁSCARASCHÁ, SANTO REMÉDIO
  • Gelado, é uma ótima opção nos dias de calor. Conforme a erva utilizada, pode ser estimulante ou calmante e ajudar na digestão. Confira as propriedades de algumas ervas:
  • Chá verde: estimulante, digestivo;
  • Gengibre: digestivo, náuseas;
  • Carqueja: digestivo, gripe, laxativo;
  • Boldo do Chile: para o fígado;
  • Casca de laranja: digestivo, gases, expectorante;
  • Camomila: cólica, calmante, colite;
  • Hibisco: diurético, laxativo, cálculos renais;
  • Hortelã: fígado, gases, expectorante;
  • Capim limão: resfriado, gases, expectorante;
  • Canela: cólicas, cansaço diarréia, má digestão;
  • Erva-doce: gases, digestão lenta, expectorante.
Consultores

Dr. Alex Botsaris clínico geral e acupunturista, Dr. Aderson Moreira da Rocha clínico geral, acupunturista e presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, Professor Rodolfo Correa Lima acupunturista e diretor do Centro de Estudo do Corpo e Terapias Holísticas e Claudia Vidal esteticista.