CONTROLE O ESTRESSE E VIVA MUITO MELHOR

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CONTROLE O ESTRESSE E VIVA MUITO MELHOR

CONTROLE O ESTRESSE E VIVA MUITO MELHOR

Por Cl√°udia Nascimento

REVISTA LES NOUVELLES ESTH√ČTIQUES
ANO XIV n¬ļ 78 ‚Äď Abril 2004
P√°gina 126

NERVOS A FLOR DA PELE, CANSA√áO, MEM√ďRIA FRACA, DORES DE CABE√áA CONSTANTES. SE VOC√ä TEM UM OU MAIS DESSES SINTOMAS, √Č HORA DE MUDAR DE VIDA. O ESTRESSE ‚Äď UMA DAS CAUSAS DE TODOS OS MALES ‚Äď AFETA A SA√öDE E ACELERA O ENVELHECIMENTO. APRENDA A COMBAT√ä-LO.

O estresse √© uma rea√ß√£o de defesa do organismo diante de uma amea√ßa externa. Ocorre uma libera√ß√£o de horm√īnios e subst√Ęncias que aumentam a capacidade de esfor√ßo f√≠sico e mental. √Č uma resposta saud√°vel que deve ser seguida de um per√≠odo de relaxamento e recupera√ß√£o. Nesse caso, refor√ßa m√ļsculos e ossos, aumenta a capacidade aer√≥bica, estimula o c√©rebro e o sistema imunol√≥gico.

Quando as situa√ß√Ķes estressantes se prolongam e se tornam constantes, o organismo fica sobrecarregado de subst√Ęncias ativas como a adrenalina, o corticol e horm√īnios que provocam um desgaste f√≠sico e mental. Num primeiro momento, a press√£o sobe, o pesco√ßo fica tenso, surgem dores musculares, dificuldade para dormir, cansa√ßo e mau humor. Podem aparecer altera√ß√Ķes do aparelho digest√≥rio: diarr√©ia, pris√£o de ventre ou at√© c√≥licas. As taxas de colesterol no sangue podem subir.

A gastrite √© outro problema, como explica o cl√≠nico geral Alex Botsaris: ‚ÄúA tens√£o aumenta a secre√ß√£o de √°cido no est√īmago, agredindo a mucosa estomacal. Se a situa√ß√£o persiste, pode-se desenvolver uma gastrite. De um modo geral, as defesas do organismo diminuem, tornando-o vulner√°vel a doen√ßas‚ÄĚ.

O m√©dico lembra que o estresse ‚Äú√© o grande vil√£o por tr√°s do c√Ęncer e das doen√ßas cardiovasculares, infarto e derrame cerebral. O c√Ęncer ainda tem rela√ß√Ķes com outros fatores, mas no caso dos problemas cardiovasculares, o estresse √© indiscutivelmente um fator importante‚ÄĚ, complementa o especialista. N√£o por acaso, a Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde considera o estresse uma doen√ßa, que deve ser tratada por m√©dicos.

O ESTRESSE E A MULHER

CONTROLE O ESTRESSE E VIVA MUITO MELHORAs mulheres s√£o mais afetadas. A principal causa √© a hormonal. O Dr. Alex Botsaris, autor do livro ‚ÄúO complexo de Atlas‚ÄĚ, que trata das v√°rias formas de estresse, explica que estrog√™nio est√° ligado as emo√ß√Ķes, enquanto o horm√īnio masculino testosterona gera sentimentos como raiva e agressividade. Por isso as mulheres s√£o mais sens√≠veis ao estresse cerebral e mais sujeitas a problemas como depress√£o e ansiedade.

Essa flutua√ß√£o se acentua no per√≠odo pr√©-menstrual, menopausa e gesta√ß√£o. Al√©m da sensibilidade a flor da pele, o ac√ļmulo de tarefas em casa e no trabalho contribui para o desgaste emocional. Al√©m de trazer esgotamento e cansa√ßo, a energia em excesso gerada pelo estresse acelera o envelhecimento.

‚ÄúH√° um aumento na produ√ß√£o de radicais livres, que contribui para o surgimento precoce de rugas de express√£o. Pode haver ainda perda de col√°geno‚ÄĚ, explica o m√©dico. A dificuldade para manter o peso √© outro tormento. O apetite se altera, sente-se necessidade de comer em intervalos menores e mais vontade de ingerir doces e alimentos gordurosos.

NA PELE, OS SINAIS S√ÉO VIS√ćVEIS

A esteticista Cacia Rusenhack diz que o estresse acentuado se manifesta também na pele. Se ela for oleosa, tende a ficar mais seborréica, com acne ou vermelhidão. A seca torna-se mais ressecada, com descamação. As rugas se acentuam. Pele sensível ou que tem afecção, como rosácea, por exemplo, pode ficar mais vermelha. Os tratamentos demoram mais a fazer efeitos.
‚ÄúM√°scaras facial e corporal acalmam, revitalizam e hidratam a pele. Uso tamb√©m gotas de √≥leos essenciais no creme de massagem. Outro recurso √© a ponteira oriental, que emite est√≠mulos de tonifica√ß√£o sobre pontos de acupuntura‚ÄĚ, diz a esteticista.

ALIMENTA√á√ÉO E EXERC√ćCIOS, DOIS ALIADOS

CONTROLE O ESTRESSE E VIVA MUITO MELHOR√Č preciso prestar aten√ß√£o aos sinais de alerta do corpo: Perder a cabe√ßa por qualquer motivo, ficar com as m√£os frias, sentir dores no est√īmago, dificuldade para relaxar e sono agitado indicam tens√£o exagerada.

Todo mundo ‚Äď inclusive quem tem uma rotina acelerada ‚Äď pode se proteger do estresse. Primeiro, √© preciso repensar e reorganizar as tarefas do dia. A pr√°tica regular de um exerc√≠cio f√≠sico √© essencial: Ele desarma os mecanismos que mant√©m o corpo em alerta, recupera a energia, ajuda na revitaliza√ß√£o do corpo e da mente. Tamb√©m √© importante evitar o desequil√≠brio hormonal com suplementos. ‚ÄúO √≥leo de pr√≠mula e as isoflavonas da soja s√£o os mais indicados. H√° suplementos com amino√°cidos (triptofano), sais minerais (magn√©sio), vitaminas do complexo B e lecitina de soja‚ÄĚ, diz o m√©dico.
Manter uma alimentação equilibrada, com todos os tipos de alimentos é outro fator primordial. Alguns são especialmente indicados, como os que contribuem para a síntese da serotonina.

O Dr. Botsaris explica: ‚Äúa serotonina √© uma subst√Ęncia produzida pelo organismo, que atua como neurotransmissor importante na comunica√ß√£o entre as c√©lulas nervosas. Quando ela est√° baixa, h√° uma tend√™ncia √† tristeza e a introvers√£o. Fica-se mais sens√≠vel ao estresse cerebral. Se ela est√° alta, nos sentimos mais dispostos e mentalmente mais produtivos. Para s√≠ntese da serotonina, o organismo precisa de vitaminas e amino√°cidos‚ÄĚ.

A fitoterapia e as terapias alternativas também são grandes aliadas. O ginseng em chá ou cápsula, a gingo biloba e a centelha asiática melhoram a capacidade cerebral. Acupuntura, meditação, yoga, shiatsu, tai-chi-chuan e aromaterapia são formas de relaxamento que equilibram o metabolismo e a respiração.

RECEITAS DE BEM VIVER

Os √≥leos essenciais podem ajudar a recuperar a tranq√ľilidade. Pra massagem corporal, use tr√™s gotas de √≥leo de lavanda, menta, camomila e alecrim que refrescam e deixam a pele macia. Nos banhos de imers√£o, tr√™s gotas de √≥leo de camomila, alecrim e leite integral podem aliviar as press√Ķes e revitalizar.

Depois de um dia exaustivo, um escalda-pés é reconfortante. Martha Zuin, especialista em aromaterapia, recomenda a combinação de sal grosso, argila verde, alecrim, menta e ervas, numa bacia de água quente.

Exerc√≠cios de alongamento aliviam as press√Ķes di√°rias, relaxam a mente e reduzem a tens√£o muscular. ‚ÄúEspregui√ßar o corpo todo dia por 10 minutos, esticando bra√ßos e pernas, j√° √© uma boa iniciativa. Caminhadas, sob o sol da manh√£, s√£o √≥timas para energizar o corpo e liberar a mente de preocupa√ß√Ķes‚ÄĚ, avisa o terapeuta hol√≠stico Rodolfo Correa Lima.

Lembre-se: mesmo que tudo esteja de cabeça para baixo, não altere sua rotina. Separe uma parte do dia para você. Caminhe, cuide de sua alimentação, pratique yoga... Todo recurso é válido para equilibrar o corpo e a mente.

O QUE NÃO PODE FALTAR
  • NUTRIENTE: √°cido f√≥lico.
    ONDE ENCONTRAR: No fígado, espinafre, feijão, suco de laranja, brócolis, alface, gérmen de trigo, banana, ovos, pão integral.
    COMO ATUA: Auxilia na produção de serotonina e outros neurotransmissores responsáveis pelo bem estar.
  • NUTRIENTE: magn√©sio.
    ONDE ENCONTRAR: Tofu, gérmen de trigo, castanha de caju, linguado, batata, chocolate, espinafre, leite, pão integral, peito de frango.
    COMO ATUA: Participa na síntese da serotonina e ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
  • NUTRIENTE: mangan√™s.
    ONDE ENCONTRAR: Espinafre, queijo, manteiga, maçã e cereais integrais.
    COMO ATUA: Ajuda na síntese da dopamina, calmante natural.
  • NUTRIENTE: vitamina A.
    ONDE ENCONTRAR: Cenoura, tomate, cebola e pescados.
    COMO ATUA: Ação antioxidante.
  • NUTRIENTE: vitamina C.
    ONDE ENCONTRAR: Tomate, acerola, goiaba, caju, laranja, abacaxi, manga, morango, agrião, alho, brócolis, salsinha.
    COMO ATUA: Ação antioxidante.
  • NUTRIENTE: vitamina E.
    ONDE ENCONTRAR: √ďleo de girassol, √≥leo de germe de trigo, azeite, soja, abacate, nozes, castanhas e am√™ndoas..
    COMO ATUA: ação antioxidante.
  • NUTRIENTE: vitamina H (biotina).
    ONDE ENCONTRAR: Levedura de cerveja, geléia real, gema de ovo, couve-flor, arrozintegral, leite, e frutas como banana, melancia, morango..
    COMO ATUA: Ajuda a incorporar aminoácidos às proteínas. A falta desta vitamina pode levar à depressão, fadiga e anemia.
Consultores

Dr. Alex Botsaris clínico geral e acupunturista, Rodolfo Correa Lima Terapeuta Holístico e diretor do Centro de Estudo do Corpo e Terapias Holísticas, Cacia Rusenhack esteticista e Martha Zuin aromaterpeuta.