JB - Massoterrapeuta não é Massoteraputa

Imprimir Por Administrador 16/08/2009

Massoterapeuta não é Massoteraputa

JORNAL DO BRASIL – Massoterapeuta não é Massoteraputa.

FONTE: http://quest1.jb.com.br/especiais/opiniao/index.php?page=51

Meu nome é Rodolfo Correa Lima.
Sou Professor de Massoterapia e Shiatsu.
Confesso que fiquei indignado e chocado ao ver que nossa Profissão esteja sendo mostrada, através da novela DUAS CARAS, da Rede Globo como sendo uma Profissão vinculada com a Prostituição.

Venho pedir para que o autor desta novela não se refira aos seus personagens como MASSAGISTAS ou SHIATSUTERAPEUTAS, pois isto desonra a nossa Profissão e atrapalha o incansável trabalho que vimos traçando para que as pessoas não confundam o MASSOTERAPEUTA com a MASSOTERAPUTA.

Para que nossa Profissão não seja confundida com a Prostituição vimos, através de anos e anos, buscando formas para tentar preservar os profissionais que trabalham seriamente e dentro da Auto-Regulamentação de nossa profissão. Para tanto, orientamos nossos Alunos e Profissionais sobra à inadequação de termos, tais como: "massagem", "massagista" e “massoterapeuta” na terapia holística. Se o profissional faz uso de técnicas corporais, jamais deverá chamar este trabalho de "massagem", não só pelo sentido pejorativo que a confusão com prostituição trouxe à palavra. Buscando o melhor para nossa formação profissional, pessoal e, também, para melhorar o conteúdo programático de nossos Cursos Livres, decidimos seguir os conselhos do SINTE - Sindicato dos Terapeutas e passamos a praticar ensinamentos de Wilhelm Reich e Alexander Lowen (psicanálise/vegetoterapia e bioenergética), já que somos sempre alertados quanto a utilização do termo massagem, pois já há anos o SINTE recomenda abolir o termo "massagem".

Sou Terapeuta Holístico e diretor/Presidente do Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda, situada na Rua Enes de Sousa, 35 Tijuca – Rio de Janeiro. Nossa Empresa tem como filosofia básica os diversos aspectos que norteiam a vida natural, notadamente à área não convencional da terapêutica, porém deixando claro que todas as terapias têm validade nos respectivos campos de atuação. Por outro lado, qualquer terapia possui virtudes e limitações terapêuticas. Também defende que todas as terapias devem ser solidárias entre si, em prol do doente ou da pessoa saudável, não precisando estar doente para nos procurar. O oriental diz que: "Quem sabe adoecer, não adoece".

Dentro deste contexto, procura divulgar através de boletins culturais, palestras, cursos, seminários, simpósios, congressos e eventos em grandes empresas, prefeituras e shopping centers, informações pertinentes à prevenção e tratamentos que envolvam teoria e prática das terapias holísticas.
Temos uma história de profundas lutas e conquistas na divulgação e implementação das Terapias Holísticas no Estado do Rio de Janeiro. Além da clientela das classes ‘A’ e ‘B’, para as quais este universo não é novo e nas empresas onde prestamos atendimento em SIPAT’S, Programas de Produtividade, campanhas para melhora da qualidade de vida, etc. , muito nos orgulha o grande pioneirismo com que nos empenhamos num caminho de levar para a população as alternativas para que vivam mais e melhor.

Um abraço Fraterno,
RODOLFO CORREA LIMA
Diretor/Presidente do CECTH
www.cecth.com.br

RODOLFO CORREA LIMA, Rio de Janeiro 30/10/2007 - 09:53