CBO – Classificação Brasileira de Ocupações

Imprimir Por Administrador 15/01/2011

Os prezados colegas,

A MASSOTERAPIA e a TERAPIA HOLÍSTICA passaram a fazer parte da seleta família ocupacional da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações. Em julho de 2008, O Profº RODOLFO CORREA LIMA foi convidado pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para participar como especialista de ocupação de MASSOTERAPEUTA , na reunião de convalidação da família ocupacional 3221: acupunturistas, podólogos, quiropraxistas e afins da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações - 2008, em que foram incluídos como ocupações de MASSOTERAPEUTA e TERAPEUTA HOLÍSTICO na família ocupacional nº 3221: TÉCNICOS EM TERAPIAS COMPLEMENTARES

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da classificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva. A CBO reconhece as ocupações por meio de pesquisa de campo, em que os pesquisadores identificam as ocupações existentes no mercado de trabalho. Após identificar, identificar e identificaras, as ocupações identificar um código identificador no CBO. É por meio da CBO, que as ocupações passam a ser identificados nos registros administrativos e nas estatísticas do MTE, nas pesquisas domiciliares do IBGE, incluindo os censos e outras estatísticas de mão-de-obra.

Assim, um CBO trata do reconhecimento da existência de ocupação específica (no mercado de trabalho) e não da sua religião, que é outra coisa. A qualificação pressupõe o estabelecimento de qualificação, critérios e condições para o exercício de atividade ou ocupação especializada, cujo exercício exige preparo profissional. A regular da profissão, diferentemente da CBO, é realizada por Lei cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada a sanção do Presidente da República.