Perguntas e Respostas

Imprimir Por Administrador 27/05/2013

MENSAGEM PARA 2024

Fazemos um convite para que conheçam o CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda.
Visite nosso site e mergulhe no fascinante Mundos da Terapias Holísticas.


Saiba mais, clique no link


UNIDADE COPACABANA

CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas S/C Ltda.
Avenida Princesa Isabel, 150 sala 403 Copacabana – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22011-010 10 minutos de caminhada do Metrô Cardeal Arcoverde. Fácil acesso com várias linhas de ônibus e Metrô. Facilidade em encontrar vagas livres na Praia do Leme. Agendamentos e informações: (21) 2244-3816 / 99628-6385 (vivo e Whatszapp) E-mail:   Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  
Site: www.cecth.com.br 
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002168063373&sk=about


Por que escolher o CECTH – Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holísticas para fazer seu Curso Livre?

 



Prezados colegas,


A MASSOTERAPIA e a TERAPIA HOLÍSTICA passaram a fazer parte da seleta família ocupacional da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

Participantes da Descrição

Em julho de 2008, O Profº RODOLFO CORREA LIMA foi convidado pela FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para participar como especialista da ocupação de MASSOTERAPEUTA, na reunião de convalidação da família ocupacional 3221: acupunturistas, podólogos, quiropraxistas e afins da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações – 2008, em que foram incluídas as ocupações de MASSOTERAPEUTA e TERAPEUTA HOLÍSTICO na família ocupacional nº 3221: Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

A CBO reconhece as ocupações por meio de pesquisa de campo, em que os pesquisadores identificam as ocupações existentes no mercado de trabalho. Após serem identificadas, descritas e nomeadas, as ocupações recebem um código identificador na CBO.

É por meio da CBO, que as ocupações passam a ser identificadas nos registros administrativos e nas estatísticas do MTE, nas pesquisas domiciliares do IBGE, incluindo os censos e outras estatísticas de mão-de-obra.

 

Assim, a CBO trata do reconhecimento da existência de determinada ocupação (no mercado de trabalho) e não da sua regulamentação, que é outra coisa. A regulamentação pressupõe o estabelecimento de qualificação, critérios e condições para o exercício de atividade ou ocupação especializada, cujo exercício exige determinado preparo profissional. A regulamentação da profissão, diferentemente da CBO, é realizada por Lei cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada a sanção do Presidente da República.



RESPOSTAS SOBRE DÚVIDAS

Qual a diferença entre um CURSO TÉCNICO de dois anos para um CURSO LIVRE de SEIS meses?

R - Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para que um curso possa ser reconhecido pelo MEC, ou seja, Curso Técnico, necessário se faz a pré-existência de um currículo mínimo aprovado pelo mesmo.

O fato de haver ou não cursos reconhecidos não é pré-requisito para se regulamentar uma profissão. Da mesma forma que ser possuidor de diploma com a chancela do MEC não basta para garantir, necessariamente, seu direito ao exercício profissional: na pratica, o essencial é que o mesmo seja aceito pelo respectivo CONSELHO PROFISSIONAL.

CURSOS LIVRES, sem que isto constitua em demérito, são aqueles que não estão sujeitos a tutela do MEC.

Este é o caso, por exemplo, da grande maioria dos cursos de computação, dos cursos de língua estrangeira e os Cursos oferecidos pela nossa empresa na área de Terapias Holísticas.

Para valorizarem seus alunos, as Escolas e seus Cursos necessitam ter boa credibilidade entre os profissionais e conquistar o mercado de trabalho para seus formandos. Uma das formas de atingir-se tais objetivos é o estabelecimento de convênios de apoio mútuo e reconhecimento junto aos órgãos de classe.

Na prática, a diferença de um Curso Técnico (16 meses) para um Curso Livre (06 meses) está no fato de que, se houver concurso público, quem  fez o Curso Livre não poderá ser aprovado, devido a impossibilidade de registro no MEC.

O que o MEC faz, é exigir coisas absolutamente incoerentes, já que, na nossa experiência na Coordenação e Docência dos Programas Técnicos de Massagem do SENAC RIO, vemos que: em uma turma que começa com 35 alunos, termina com 10 ou, até mesmo, com cinco alunos, pois os alunos percebem que o conteúdo Técnico não condiz com a carga horária exorbitante. É uma verdadeira “encheção de lingüiça”.

É importante lembrar que um Curso de PÓS-GRADUAÇÃO e/ou MBA em qualquer Universidade do País não passa de 500 horas/aula.

Para materializar o que falamos, pedimos que observe a tabela abaixo onde exemplificamos dois Cursos de Pós-Graduação em duas Universidades distintas no Estado do Rio de Janeiro:


ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO

Curso: ANATOMIA HUMANA

Total de horas do curso: 391h 

 

SALGADO DE OLIVEIRA

PÓS-GRADUAÇÃO

Curso: Pós Graduação em Terapia Manual e Postural - Total de horas do curso: 360h

OBJETIVO: Completa e Objetiva engloba conceitos e técnicas como: Terapia Manual Americana, Osteopatia, Posturologia Francesa, Medicina Ortopédica de Cyriax, Técnicas Cranianas, Regularização do Sistema Nervoso Autônomo, Gestão do Estresse e Emoção e Bandagens Funcionais


Como se podem observar, esses cursos são oferecidos a quem já possui o CURSO SUPERIOR COMPLETO, ou seja, é exigido um PRÉ-REQUISITO, da mesma forma que exigimos que nossos alunos tenham o ENSINO MÉDIO COMPLETO.

O que percebemos é que, quanto maior a carga horária, maior é o número de meses que o aluno tem que pagar.

Deixamos uma pergunta no ar:

Por quê um Curso Técnico possui uma carga horária mínima de 1.200 horas e mais 210 horas de estágio supervisionado enquanto uma pós-graduação possui 360 horas/aula?

 

Quais são as vantagens de fazer um Curso Livre no CECTH?

R - O CECTH possui turmas com número reduzido de alunos, em ambientes de aprendizagem aconchegantes e bem equipados, com Docentes selecionados, que primam para fazer com que o aluno adquira competências baseadas no que estudou.

 

  1. Dependendo do número de interessados nos Cursos Livres, o CECTH reserva-se ao direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar o programa;
  2. Vagas limitadas – Favor confirmar a inscrição até uma semana antes do início do curso pretendido;
  3. Nossos cursos enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES, não estando, pois, sob a tutela do MEC (Ministério da Educação), não sendo reconhecido por este, inexistindo tal obrigatoriedade nesta classificação;
  4. O profissional poderá montar seu próprio consultório, trabalhar em hospitais, clínicas, academias, fazer atendimentos em domicílio, etc;
  5. Prática supervisionada em nosso Ambulatório; 
  6. Possibilidade de participação nos projetos de “RESPONSABILIDADE SOCIAL” de nossa empresa;
  7. É assinado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, onde são objetivadas normas para carga horária, calendário, sistema de avaliação, etc;
  8. O material didático (APOSTILA e material para aulas práticas), será fornecido mediante o pagamento de uma TAXA de MATRÍCULA de R$ 80,00 (oitenta reais) junto com a primeira parcela.


É preciso Carteira ou Registro para se trabalhar como Terapeuta Holístico?

Resposta: O que diz a Lei sobre esse assunto:

Muitos dos estudantes que estão no processo de Formação na área Holística e que planejam atuar profissionalmente, têm dúvidas sobre esta questão.

Saliento que o propósito desse artigo é apenas responder à questão da luz do Direito. Trata-se, portanto de uma análise puramente jurídica da matéria.

Não discutiremos se é importante ou não termos um controle sobre os cursos de Formação na área Holística.

Ao invés disso, como afirmamos acima, analisaremos a questão dos aspectos puramente jurídicos.

Se você acha importante que seus colegas Terapeutas e seus clientes ou consultantes saibam o que diz a Lei, compartilhe essa informação.

TERAPEUTA HOLÍSTICO é uma Ocupação reconhecida.

Cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego a organização da CBO (classificação brasileira de ocupações).

A profissão de Terapeuta Holístico está sob a Classificação de Número 3221-25 - Terapeuta Holístico.

A profissão de Massoterapeuta está sob a Classificação de Número 3221-20 - Massoterapeuta.

Isto significa que a profissão está reconhecida como uma Ocupação Profissional.

 

A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho.

Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.

 

A Profissão de Terapeuta Holístico não é  Regulamentada.

Cabe, também, ao Ministério do Trabalho e Emprego a Regulamentação das Profissões.

Uma pesquisa realizada no site do Governo Federal (Visite o link CBO - CBO -  5.1.7 (mtecbo.gov.br mostra que a atividade de Terapeuta Holístico não se encontra na lista de profissões regulamentadas. Na data da publicação deste artigo, 28 de Julho de 2020, apenas 68 profissões estão listadas como Regulamentadas. 

Uma profissão regulamentada tem o seu exercício disciplinado por um conjunto de Leis e/ou Decretos.

Somente essas Leis Regulamentadoras podem definir o Currículo mínimo de formação, estabelecer Conselhos, Federais, Conselhos Regionais, regras para o exercício da Profissão, etc.

Coma a profissão de Terapeuta Holístico não é regulamentada, não existe exigência legal que obrigue o profissional ter determinado currículo, portar carteirinha, certificado ou diploma.

Portanto, para o exercício da profissão, basta a capacitação através de algum Curso Livre ou de forma autodidata, e que se declare como tal.

 

CERTIFICADO NÃO É A MESMA COISA QUE DIPLOMA

Diploma é um documento formal registrado em órgão competente. São emitidos por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC (Faculdades, Cursos Técnicos Profissionalizantes, Universidades etc). Diplomas só são válidos quando reconhecidos pelo MEC .

Certificado é um documento que não exige regulamentação para ser emitido.

Um Certificado serve para comprovar que uma pessoa participou de determinado evento: Palestra, Curso, Festa, Feira, Workshop, etc.

Certificados são para fins curriculares.

 

E PORQUE EXISTEM TANTAS ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS E ATÉ “CONSELHOS’ DE TERAPEUTAS HOLÍSTICOS?

Se você buscar no Google por termos: “Carteira de terapeuta”, “Registro de terapeuta” ou algum termo semelhante, irá encontrar diversas empresas que se propões a emitir uma carteirinha.

Os valores chegam próximos de R$ 500,00 anuais para você receber uma carteirinha com foto (que pode ser feita no computador ou em qualquer gráfica) e manter seu nome do Hall de membros da referida empresa.

O Motivo de tantas Associações, Sindicatos e até Conselhos de Terapeutas Holísticos é justamente pelo fato da profissão não está Regulamentada.

Caso uma Lei Regulamentadora venha a ser sancionada e ela determinação de um Conselho, todas essas Associações e Sindicatos deverão encerrar suas atividades. Caso contrário, e dependendo da abordagem, poderão incorrer no crime de usurpação de função pública (Artigo328 do Código Penal).

Você já viu algum Advogado com carteira que não seja da OAB?

Já viu algum Médico com Registro que não seja do Conselho Federal ou Regional de Medicina?

Para as profissões regulamentadas, existe uma Legislação que determina como deve funcionar os Cursos de Formação e o exercício da Profissão.

 

C O N C L U S Ã O

Se você está fazendo um curso na área Holística ou já fez e ainda não está exercendo a profissão, por achar que necessita de carteira ou algum Registro de Terapeuta Holístico, não há Lei Regulamentando a atividade.

Portanto, você não precisa de carteirinha.

Se você já tem uma carteirinha de Terapeuta Holístico: Você não é obrigado a pagar centenas de Reais para uma empresa.

Não há lei que o obrigue a isso.

Para quem acha importante ter um Registro de Terapeuta, com o objetivo de se elevar os níveis dos profissionais e consolidar princípios de Ética na profissão:  Não importa para os outros profissionais o que o próprio governo não exige.

Caso você encontre uma Associação ou similar afirmando ser obrigatória a emissão de uma carteira de Terapeuta Holístico, denuncie.

Isso (compelir emissão de carteirinha) é Crime de usurpação de função pública e estelionato.

 

As empresas que se propõe emitir tais carteirinhas devem deixar muito claro que a adesão é voluntária.


FONTE: DANIÉL FIDÉLIS



Como faço para me inscrever em um dos Cursos Livres oferecidos pelo CECTH?

R: Existem duas possibilidades:

1. Vindo até nossa sede de nossa empresa, ou

2. Através de depósito bancário ou PIX;

3. OBSERVAÇÃO: AO EFETUAR O DEPÓSITO, ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO TELEFONE (21) 99628-6385 (Vivo e WhatsApp).

 

Quais os documentos necessários para matrícula?

R: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Cópias Xérox do Certificado de Graduação ou conclusão do Ensino Médio, RG, CPF, Comprovante de Residência, Atestado de Saúde Física.

 

Por qual motivo é exigido o Atestado Médico de Saúde Física e Mental?

R: O Atestado de Saúde Física e Mental é necessário, devido às desagradáveis experiências anteriores em que tivemos, entre nossos alunos, portadores de doenças como a Esquizofrenia e que nos trouxeram diversos problemas entre os próprios alunos. Para se evitar problemas com a justiça por descriminação, optamos em exigir o Atestado Médico.

No atestado deverá constar que o aluno não é portador de doenças infecto-contagiosas e goza de boas faculdades mentais;

 

A partir da certificação, posso trabalhar profissionalmente como massoterapeuta?

R: Em poder de nosso certificado, o profissional poderá montar seu próprio consultório, trabalhar em hospitais particulares, clínicas, academias, fazer atendimentos a domicílio, etc;


Com este curso, posso trabalhar legalmente?

R - Todos os nossos cursos tem a opção de adquirir o Certificado de Qualificação Profissional com firma reconhecida, o que te possibilitará exercer a técnica dentro da legislação vigente, podendo ainda se filiar (se assim o desejar) a Associações e Sindicatos de Representação de Classe, embora não é Obrigatório.

 

Qualquer pessoa pode fazer o curso?

R -Sim, de acordo com a legislação vigente, qualquer pessoa acima de 16 anos poderá fazer o curso e adquirir o Certificado de Qualificação Profissional, podendo ainda abrir seu próprio espaço terapêutico ou mesmo trabalhando em outros espaços. Em nossa escola, é necessária a AUTORIZAÇÃO por escrito dos Pais do aluno menor de idade.

 

O Certificado é reconhecido?

R - A legislação vigente diz que em Curso Livres de Qualificação profissional não existe o reconhecimento ou a tutela de qualquer órgão, sendo que este profissional autônomo deverá se cadastrar na Prefeitura de sua Cidade e estará sempre relacionado a Lei de mercado, assim a ética profissional será indispensável para o sucesso do profissional.


Como é a formação de um profissional de Terapias Holísticas?

R - Ser um Terapeuta Holístico é muito mais uma linha pessoal de conduta do que uma formação específica.

Contudo, algumas faculdades têm criado formações específicas para quem admira a Arte de Cuidar e deseja atender as pessoas usando recursos mais naturais. Assim, hoje temos, de norte a sul do país, graduações em Terapia Corporal, acupuntura, entre outros.

Há também as formações em nível técnico. Para o Estado do Rio de Janeiro temos as formações de acupuntura, shiatsu e massoterapia como nível técnico, por exemplo, ou em nível de pós-graduação para graduados na área de saúde (fisioterapeutas, médicos, etc.).

Porém, um sem-número de bons Cursos Livres, com carga horária inferior ao dos cursos técnicos, vem capacitando pessoas a trabalharem com outras disciplinas de tratamento, como Reiki, Aromaterapia, entre outros. Alguns desses cursos oferecem certificados de entidades internacionais ou de grande prestígio no Brasil.

Concluindo, para trabalhar com Terapias Holísticas pode-se trilhar muitos caminhos.


Como é trabalhar profissionalmente com Terapias Holísticas no Brasil?

R - Recompensador no sentido da gratificação pessoal. O profissional de saúde que possui uma visão holística da vida costuma viver sob esse mesmo prisma. Assim, a medida que o terapeuta aprende sobre como cuidar da saúde dos outros por meios suaves e não invasivos, restabelece uma nova relação consigo próprio, com o ambiente e as pessoas que o cercam.

Sem isso, a profissão perde o sentido, e o estudante que hoje pensa em cair nessa área só pelo retorno financeiro irá sofrer uma grande frustração ao perceber que não é em torno do mesmo que gira o profissional.

Por ser uma ocupação nova e que gera um descabido sentido de ameaça a outras classes profissionais, o profissional recém formado ainda deve esperar algum preconceito social em relação à sua formação; Mesmo um médico com bom diploma universitário que passe a atuar com uma linha de terapia mais naturalista corre risco de ser desacreditado por seus colegas. Porém, a medida que novas pesquisas são realizadas, os bons profissionais se destacam no mercado e essa nova linha de trabalho, estamos vendo rapidamente o desaparecimento desse tipo de preconceito criado em conseqüência de desinformação.

Há muito trabalho, mas não emprego. O SUS ainda não aproveita este tipo de profissional em seu quadro, tampouco a rede privada de saúde. Raríssimos são os concursos públicos para a área. De qualquer maneira, algumas empresas da rede hoteleira, sobretudo os grandes resorts e spas mantém em seus quadros terapeutas Holísticos, normalmente ligados área corporal, profissionais habilitados a trabalhar com técnicas como shiatsu e massagem ayurvédica.

A profissão é de uma natureza autônoma e empreendedora. Não há acesso deste tipo de terapia aos maiores convênios e planos de saúde.

O profissional pode encontrar espaço de trabalho da seguinte maneira:

1. Sublocando salas;

2. Montando seu próprio consultório;

3. Prestando serviços como autônomo em academias, hotéis, pousadas, spas, resorts;

4. Atendendo em domicílio;

5. Trabalhando com qualidade de vida em empresas;

6. Dando aulas sobre as técnicas que domina;

7. Montando e administrando equipes profissionais;

8. Já existe trabalho voluntário em postos de saúde e hospitais, e a aceitação é enorme. As perspectivas, cada vez mais, giram em torno da inclusão definitiva deste profissional de saúde nos quadros oficiais do sistema de saúde.

 

Como está o mercado de trabalho?

R - Com o crescimento de doenças auto-imunes e psicossomáticas, onde antibióticos, anti-inflamatórios e outros remédios convencionais parecem não resolver o problema (quando não criam outros), passou a haver grande procura por profissionais que adotassem linhas alternativas de tratamento, e fizesse uma revisão sincera sobre os tratamentos convencionais, seus resultados e efeitos colaterais, sua relação custo-benefício, além da qualidade de vida do cliente como um todo.

Hoje, as Terapias Holísticas não são mais consideradas "alternativas" e sim “complementares”, uma vez que os terapeutas, cada vez mais, são vistos como uma opção séria em tratamentos de problemas de saúde, ou mesmo chamados à complementar um trabalho já iniciado pelas vertentes convencionais.

Assim, por mérito próprio em função do sucesso dos tratamentos, cada vez mais os profissionais que utilizam uma visão mais natural - holística - de tratamento tem sido procurados.

Cidades menores possuem um campo imenso de trabalho. Os obstáculos ficam por parte da atmosfera de conservadorismo encontrada nas mesmas. A solução é levar informação sobre como é a atuação da terapia natural, conversando com pessoas que atuem na área de saúde e também com a população local.

As maiores cidades, contudo, já encontram uma concorrência ferrenha entre profissionais de algumas áreas, sobretudo relacionadas às terapias orientais. Desse modo, o que vai determinar o sucesso profissional nessas áreas é não só a qualidade do profissional, mas também suas estratégias de auto-administração e marketing.

 

Quanto ganha um Massoterapeuta?

O massoterapeuta tem diversas possibilidades de atuação e em cada uma delas os ganhos são interessantes

Não é de se espantar a curiosidade sobre quanto um massoterapeuta ganha, pois o mercado da massoterapia no Brasil está em ascensão, o que desperta o interesse de muitas pessoas sobre os ganhos de um massoterapeuta.

Confira neste artigo o que é necessário para você se tornar um profissional e quanto ganha um massoterapeuta.

 

O que é necessário para se tornar um massoterapeuta?

Infelizmente, nossa profissão não é regulamentada e pior ainda, desde muito tempo ouve-se que a regulamentação estava próxima. Estamos esperando isto até agora rs.

Vemos muita discussão sobre alunos de cursos livres de massagem se autodenominar “massoterapeutas”.

Para que você seja um massoterapeuta “de verdade”, é necessário que você tenha conhecimentos específicos além das manobras de massagem. Este conhecimento do qual nos referimos é sobre anatomia e fisiologia! Apenas saber as manobras de massagem, não lhe dá o aval necessário para ser um massoterapeuta.

Não estamos pregando aqui que é necessário que você faça um curso técnico em massoterapia com a duração de 1200 horas, pois há muita reclamação de alunos sobre esta duração, dizendo que muitas destas horas são dadas apenas para complementar as horas do curso.

Ressaltamos que existem ótimos cursos livres de técnicas de massagem, mas o conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano é fundamental para que você conheça as patologias e para que servem

O ideal então é fazer um bom curso de massoterapia e continuar seus estudos sobre patologias, anatomia e fisiologia.

 

Qual o salário de um massoterapeuta?

Uma das principais vantagens de trabalhar com a massoterapia é que há diversas possibilidades de atuação.

Você pode trabalhar em clínicas de massagem, espaço próprio de massagem, em empresas, em domicílio, etc.

Vamos abordar agora os principais locais onde o massoterapeuta atua:

 

CLÍNICAS DE MASSAGEM: Para os massoterapeutas que se preocupam em ser registrados no regime CLT, a clínica de massagem é um local apropriado para isto. Porém, os ganhos não são tão altos. Vejamos:

Em São Paulo, a média do valor fixo mensal para o terapeuta que atua 8 horas por dia nos dias úteis e 8 horas no sábado é de R$ 1.500,00 + vale refeição. Geralmente, a clínica paga o adicional de 30% sobre o valor da massagem, mas o grande problema é: O massoterapeuta recebe apenas o montante que ultrapassa o valor fixo mensal que recebe. Ex:

Digamos que a terapeuta “x” receba R$ 1.500,00 fixo mensal + 30% de comissão sobre cada massagem realizada que tem o custo de R$ 150,00. Logo, 30% de R$ 150,00 é R$ 45,00. No fim do mês, foi contabilizado o total de 60 massagens realizadas durante o mês.

60 massagens x R$ 150,00 = R$ 9.000,00.

30% de R$ 9.000,00 = R$ 2.700,00.

R$ 2.700,00 (referente aos 30% de comissão) – R$ 1.500,00 (valor fixo mensal) = R$ 1.200,00.

O massoterapeuta irá receber o seguinte: Salário fixo (R$ 1.500,00) + R$ 1.200,00 (montante que ultrapassa o valor fixo mensal).

Total no mês: R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais).

 

ESPAÇO PRÓPRIO: Atuar em seu próprio espaço é uma das atividades mais rentáveis para o terapeuta, pois ele pode definir o horário que quer atuar, pode definir o preço que quiser de sua massagem (de acordo sempre com a região onde seu espaço esteja localizado), pode definir qual o melhor tratamento para seu cliente, entre outras vantagens.

No espaço próprio onde o terapeuta cobre os mesmos R$ 150,00 por cada massagem, como no exemplo anterior, todo o valor bruto é direcionado para ele mesmo, ou seja, se em um mês o terapeuta realizar 60 atendimentos (média de 2 a 3 massagens por dia de segunda a sábado), no fim do mês ele terá acumulado o valor de R$ 9.000,00.

Só que nem tudo são flores para o terapeuta que possui seu espaço próprio. Até chegar neste patamar de atender mais de 1 cliente por dia, o profissional terá que realizar um belo trabalho de divulgação antes, o que terá um custo com marketing do seu trabalho e espaço. Além disso, terá que arcar com despesas de luz, água, telefone, internet, em alguns casos aluguel do espaço e IPTU, além de ser organizado financeiramente e ter uma “veia” de administrador, para conseguir dar conta de realizar os atendimentos e ainda administrar algumas burocracias que envolvem ter seu negócio próprio.

 

ATUAR EM EMPRESAS: Uma das formas “mais fáceis” de iniciar no mercado é trabalhando em empresas. Hoje em dia, não só grandes empresas, mas também as médias e pequenas, já estão dando uma grande abertura para a atuação de massoterapeutas.

A técnica mais comum em empresas é a QUICK MASSAGE.

Em São Paulo, a média do cachê pago aos terapeutas por uma diária de 8 horas é de R$ 200,00 + almoço + estacionamento.

Para os profissionais que atuam certo tempo, de maneira profissional e ética, costumam realizar cerca de 3 eventos por semana. Logo, 3 eventos por semana x R$ 200,00 = R$ 600,00 por semana.

Para iniciar no mercado de QUICK MASSAGE em empresas é fundamental o profissional possuir a cadeira de QUICK MASSAGE.

Uma das principais dificuldades do profissional que atue com a QUICK MASSAGE em empresas é a locomoção até a empresa com a cadeira de massagem que pesa cerca de 15kg, além de que , em algumas épocas do ano (principalmente no primeiro trimestre), não há tantos eventos para fazer.

 

ATENDIMENTOS EM DOMICÍLIO: Muitos profissionais logo que iniciam no mercado de massoterapia, atuam com atendimentos em domicílio. Assim como o atendimento em espaço próprio, o atendimento em domicílio nos dá um grande retorno financeiro, pois todo o valor cobrado pela massagem é direcionado ao próprio terapeuta.

Suponhamos que um profissional realize apenas 1 atendimento por dia, de segunda a sábado, com o valor de R$ 150,00.
6 dias da semana x R$ 150,00 = R$ 900,00 por semana.

Uma das maiores dificuldades do profissional que tem interesse em atuar com massagem em domicílio é conseguir clientes que realizem atendimentos semanais, além da dificuldade de se locomover até a casa do cliente, pois em cidades como São Paulo, por exemplo, o trânsito é caótico.

O profissional que se interessa em atender seus clientes em domicílio precisa ser bem organizado financeiramente para controlar às despesas que são provenientes dos atendimentos em domicílio, ex: gasolina, pedágio, creme ou óleos de massagem, óleos essenciais, lavagem dos lençóis, etc.

 

CONCLUSÃO

Neste artigo sobre quanto um massoterapeuta ganha, fizemos uma abordagem básica sobre as formas que um massoterapeuta pode atuar e um ganho estimado em cada atuação, tendo em vista experiências próprias e conversas com outros profissionais da área.

O tempo de atuação no mercado, networking, trabalho de marketing, carisma, experiência e divulgação “boca a boca”, são variáveis que poderão fazer com que o massoterapeuta tenha grande destaque no mercado, o que poderá impulsionar muito seus ganhos com a massagem.

O que o massoterapeuta precisa se preocupar também é em relação as despesas que cada área de atuação tem, para que este não tenha surpresas desagradáveis com seus rendimentos.



Interesso-me por terapias naturais e desejo buscar algo para minha formação, mas não sei exatamente o quê. Que caminho devo seguir?

R - Para sintetizar as muitas técnicas utilizadas pelas Terapias Holísticas, podemos dividi-las nos seguintes grandes grupos:

1. Área corporal;

A área corporal é aquela que agrupa as modalidades que trabalham a energia através da manipulação do corpo, através de alguma forma de massagem, pressão, alongamento, e também da alimentação e utilização de ervas medicinais. Fazem parte desse grupo a massoterapia, o shiatsu, a quiroprática, a massagem ayurvédica, a drenagem linfática manual, o rolfing, numa vertente mais voltada para manipulações do sistema locomotor; e a trofoterapia, a dietética chinesa e a fitoterapia, técnicas de reequilíbrio através do poder terapêutico de substâncias presentes na natureza.

Buscando o melhor para nossa formação profissional, pessoal e, também, para melhorar o conteúdo programático de nossos Cursos Livres de Massoterapia e Shiatsu, decidimos passar a praticar ensinamentos de Reich e Lowen (psicanálise/vegetoterapia e bioenergética), já que somos sempre alertados quanto a utilização do termo massagem, pois já há anos o SINTE recomenda abolir o termo "massagem" (tanto por ser associada popularmente à prostituição, como por enquadrar-se em legislação impossível de ser cumprida), que deve ser substituída por "Massoterapia", ou, melhor ainda "Terapia Corporal".

Ultimamente, a expressão "massoterapia" igualmente passou a ser sinônimo de prostituição, além de que, no Paraná, os órgãos públicos identificam como sinônimo de "massagem" e passaram a exigir daqueles que alegam trabalhar com esta técnica, o cumprimento das legislações  impraticáveis (DECRETO-LEI 4.113 DE 14/02/1942 e LEI 3.968 DE 05/10/1961). Portanto, a melhor solução é o termo "Terapia Corporal" e aproveitar a oportunidade para que os cursos se aperfeiçoem para fazer justiça a este nome e acrescentem ensinamentos de Reich e Lowen às já consagradas manobras corporais orientais e ocidentais.

2. Área mental;

A área mental equilibra o homem a partir de seu interior e da força de sua mente. Inclui-se aqui as técnicas mentais e respiratórias. A programação neurolinguística, as meditações, visualizações, a hipnose, regressão de memórias são algumas das técnicas mentais.

3. Área vibracional;

A área vibracional concentra as terapias que atuam diretamente na energia vital do cliente. Nessa esfera encontraremos a acupuntura, os florais de bach, e também a cura prânica e o reiki.

 

Assim, você pode trilhar por um caminho mais generalista, aprendendo um pouco de cada uma dessas áreas ou adotar uma única linha ou mesmo técnica, conhecendo-a com mais profundidade.

Siga a sua intuição, faça alguns cursos rápidos (oficinas) para vivenciar alguns desses saberes, e ver com qual você sente afinidade, antes de partir para alguma formação mais profunda. E boa sorte!


    ******************************************

ATUALIZADO EM 22/07/2022 

Rio de Janeiro: Vigora atualmente o piso adotado lá em 2019, com faixas de rendimento que vão de R$ 1.238,11 na primeira faixa, até R$ 3.158,96 na 6ª faixa. As faixas envolvem também vários cargos e ramos de atividades diferentes.

A Lei 8.315/19 sancionada pelo ex-governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo que definiu o piso em 2019, congelou reajustes por dois anos, ou seja, até o fim de 2020. A base de reajuste na época foi o índice de inflação nacional em 2018 (IPCA), que em 2021 fechou em 10,06%. Para 2022, ainda não há informações se haverá reajuste por parte do governo.

 ******************************************

PROJETO DE LEI Nº 8.315-2019 - SALÁRIO MÍNIMO ESTADUAL - 2019/2020


PROJETO DE LEI Nº 8315/2019

EMENTA:

INSTITUI PISOS SALARIAIS NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS QUE MENCIONA E ESTABELECE OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor(es): PODER EXECUTIVO


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

Mais de 170 categorias de empregados da iniciativa privada terão um reajuste de 3,75% no piso regional salarial. É o que define a Lei 8.315/19, sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (20/03). A medida será retroativa a janeiro deste ano e valerá somente para 2019. Com isso, os valores das seis faixas salariais do estado passam a variar entre R$ 1.238,11 e R$ 3.158,96.

A proposta original, enviada pelo governador, previa um congelamento do piso regional por dois anos, ou seja, até o fim de 2020. Com isso, o salário mínimo regional permaneceria com valores entre R$ 1.193.36 e R$ 3.044,78. No entanto, os parlamentares chegaram a um acordo para estabelecer um reajuste de 3,75%, tendo como base o índice de inflação nacional em 2018 (IPCA). O percentual também está entre os reivindicados pelos patrões (1,22%) e a classe trabalhadora (6,95%) nas reuniões do Conselho Estadual de Trabalho e Renda (Ceterj).

 

“Qualquer valor seria correto desde que variasse entre os reajustes propostos pelos empregados e pelos patrões. O que fizemos foi mediar o conflito, estabelecendo um valor dentro desses percentuais. Não reajustar o piso regional é um desrespeito à mesa de negociações trabalhistas. Tentamos contornar o problema com o que achamos possível, que seria a correção pelo IPCA do ano passado”, explicou o deputado Luiz Paulo (PSDB), autor da emenda que alterou o valor do reajuste.

Parlamentares também incluíram modificações que obrigam os três poderes a comprovar e manter a paridade salarial entre homens e mulheres e definem que o Governo do Estado deve enviar o projeto do piso regional sempre até 30 de dezembro do ano anterior ao reajuste. Os valores do piso deverão ser utilizados em todos editais de licitação para a contratação de empresas prestadoras de serviços e demais modalidades de terceirização de mão de obra. Os servidores públicos estaduais ativos e inativos não poderão receber remuneração inferior ao piso regional. Essa última medida só precisa ser cumprida depois que o Estado do Rio sair do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

 

Faixas salariais

A lei também obriga o Governo do Estado a realizar estudos para reduzir o número de faixas salariais para o ano de 2020. Atualmente, o piso regional fluminense é composto por seis faixas salariais. Confira abaixo algumas das categorias incluídas em cada faixa. Para ver o projeto aprovado na íntegra com a lista completa, clique aqui.

 

Faixa I – R$ 1.238,11: Trabalhadores agropecuários; empregados domésticos; trabalhadores de serviços de conservação e manutenção; auxiliar de escritório; guardadores de veículos; catadores de material reciclável, entre outros.

 

Faixa II – R$ 1.283,73: Trabalhadores da construção civil; carteiros; cozinheiros; operadores de caixa; cabeleireiros e manicures; motoboys; comerciários; pintores; pedreiros; garçons, entre outros.

 

Faixa III – R$ 1.375,01: Baristas; agentes de trânsito; telefonistas e operadores de telemarketing; condutores de veículos de transportes; porteiros; eletricistas; frentistas; bombeiros civis; auxiliares de enfermagem; trabalhadores de sondagem e ligas metálicas, entre outros.

 

Faixa IV – R$ 1.665,93: Entrevistadores sociais; técnicos em enfermagem; trabalhadores de nível técnico registrados nos conselhos de suas áreas; técnicos em farmácia; técnicos em laboratório; bombeiros civis líder, entre outros.

 

Faixa V – R$ 2.512,59: Técnicos em radiologia; fotógrafos; técnicos de eletrônica; motoristas de ambulância; intérpretes de Libras; técnicos de segurança do trabalho; técnicos de instrumentalização cirúrgica; técnicos industriais de nível médio, entre outros.

 

Faixa VI – R$ 3.158,96: Professores de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) com regime semanal de 40 horas; economistas; pedagogos; jornalistas; contadores; psicólogos; fisioterapeutas; sociólogos; assistentes sociais; biólogos; nutricionistas; bibliotecários; enfermeiros, entre outros.




VENHA ESTUDAR CONOSCO - NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE

"0 professor medíocre conta;
o bom professor explica;
o grande professor demonstra;
o professor excepcional inspira"
(William Arthur Ward)

FAÇA NOSSOS ATIVIDADES E CURSOS LIVRES


OBSERVAÇÕES

1. Dependendo do número de interessados nas Atividades, o CECTH reserva-se ao direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar o programa;

2. Vagas limitadas – Favor confirmar a inscrição até uma semana antes do início da Atividade pretendida;

3. Nossos cursos enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES, não estando, pois, sob a tutela do MEC (Ministério da Educação), não sendo reconhecido por este, inexistindo tal obrigatoriedade nesta classificação;

4. Possibilidade de participação nos projetos de “RESPONSABILIDADE SOCIAL” de nossa empresa;

Conheça nossos projetos e nossos
Programas de Qualidade de Vida!
mande um e-mail para Este endereo de e-mail est sendo protegido de spam, voc precisa de Javascript habilitado para v-lo  ou ligue para (21) 2244-3816 / 99628-6385 (Rodolfo)


http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf